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[obm-l] ARMADILHA DA CIRCULARIDADE!



Infelizmente, essa técnica altamente sutil não foi levada à sério pelas 
maiores empresas de produtos alimentícios. Seus gerentes acharam-na muito 
embaraçosa, mas não necessariamente perigosa. Entretanto, foi exatamente 
nessa armadilha que algumas empresas sucumbiram. Vale salientar que este 
problema já apareceu em outras versões, diversas vezes na lista, porém nunca 
foi identificada a armadilha. Vamos adiante...

Imagine três cozinheiros, A, B e C, e suas classificações em qualidade do 
sabor (usando uma escala de 0 a 20) como mostrado abaixo.

Cozinheiros    Qualidade do sabor    Custo da formulação
      A                       15                           39
      B                       14                           36
      C                       13                           34

A heurística de decisão usada pela empresa equivale a dizer o seguinte: 
"Sempre escolherei a marca cuja qualidade do sabor seja mais alta (ignorando 
por completo as vantagens de custo), exceto quando duas marcas estiverem 
empatadas, ou quase, em qualidade. Então usarei o custo como fator 
determinante". Para determinar se dois cozinheiros estavam "quase 
empatados", a empresa usava um teste de significância estatística. Portanto, 
o que acontece quando os cozinheiros A e B são comparados?

Vejam outra versão bastante conhecida: Os três candidatos mais cotados para 
disputar o segundo turno das eleições eram A, B e C. Se A e B fossem para o 
segundo turno, a maioria votaria em A. Se B e C fossem para o segundo turno, 
a maioria votaria em B. Mas, se A e C fossem para o segundo turno, então A 
ganharia "de barbada"? Justifique!

A propósito, a informação a seguir é correta? "Na semana passada, mesmo após 
a... onde FHC apareceu com 34% das intenções de voto, contra 30% de Lula, um 
empate técnico".

Abraços!

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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