[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Ensino de matematica



Por mais que alguns possam me considerar politicamente incorreto, n�o tenho a
menor d�vida que a resposta � que "quem � bom, j� vem do ovo". N�o estou
dizendo que � imposs�vel "aprender" matem�tica, muito pelo contr�rio, � isso
que faz alguns pa�ses terem qualidade na "matem�tica escolar", usando seus
termos, e � �bvio que algu�m com talento mas sem boas condi��es de estudo n�o
ir� desenvolver plenamente seu potencial. Mas o que faz um campe�o de olimp�ada
� mais que esfor�o, � dom puro. � claro que todos os pa�ses t�m jovens capazes,
mas fatores como subnutri��o ou simplesmente a falta de estrutura de estudo
impedem o surgimento desses talentos. Gra�as ao trabalho dos matem�ticos do
Brasil, boa parte dos nossos talentos t�m sido bem aproveitada.

Leonardo Maia


Quoting Marcio M Rocha <ddcristo@bol.com.br>:

> Gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal da lista que lida com ensino, 
> principalmente (mas n�o exclusivamente) a nivel fundamental e m�dio: por 
> que o Brasil tem um desempenho t�o bom nas competi��es internacionais de 
> matem�tica mas, ao mesmo tempo, � t�o mal avaliado no, vamos dizer, 
> ensino normal? Pergunto isso porque h� pa�ses que t�m qualidade tanto na 
> matem�tica "ol�mpica" quanto na matem�tica "escolar".
> Qual a sua opini�o, professor Nicolau?
> Desculpem se o assunto foge ao tema principal.
> 
> []s,
> 
> M�rcio.
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
> 


=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================