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Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!
- From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet <peterdirichlet2003@xxxxxxxxxxxx>
- Date: Sat, 1 Oct 2005 11:30:47 -0300 (ART)
- DomainKey-Signature: a=rsa-sha1; q=dns; c=nofws; s=s1024; d=yahoo.com.br; h=Message-ID:Received:Date:From:Subject:To:In-Reply-To:MIME-Version:Content-Type:Content-Transfer-Encoding; b=aBLeWsMwxEvM1N0QeTVAzFB5rPQPNl4bQ10bNCnDPh7UiCM7m4d79POj+S90hSMiZuTDX8gFMEtshFF+lD0OrZAIl5RBf2WzcQQsgxbCWBOJCSNbClXWd6gnBOllxYervHggxPkkPP9uEXUEZ9zwv9JUMLTWOXPRMtw0soHriUg= ;
- In-Reply-To: <20050930171656.22132.qmail@web32211.mail.mud.yahoo.com>
- Reply-To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Bem, neste tipo de proposicao, quando se fala em
estrategia vencedora, ela deve valer para todos os
casos, e nao para "os casos de vacilo" do adversario.
Mas enfim...
Há uma estrategia que vale em todos os casos de
pilhas de pedras.
Vamos colocar um caso diferente deste:
as pilhas tem 1,2,3,4,5,6,7.
Ou, como todo bom computeiro, podemos escrever estes
valores em binario:
001
010
011
100
101
110
111
Agora vamos somá-las, de uma maneira nem um pouco
convencional:
001
010
011
100
101
110
111
***+
444
Veja que todas as somas deram pares. Com isto, a
pessoa que jogar agora perdeu o jogo(isso se você e o
seu adversario nao vacilarem, como eu estou supondo).
Suponha que você, na sua vez de jogar, ciente deste
fato fatídico, tira 3 pedras do montinho de 7.
Agora temos esta distribuicao:
001
010
011
100
101
110
010
***+
343
Como o 3 e o outro 3 (ensanduichando o 4) sao impares,
a ideia sera transforma-los em numeros pares, para
assim te manter no desespero, hahaha!
Que tal tirar 101? De fato,
343
101
***-
242
Agora e so encontrar de onde tirar 101(ou 5, interprte
como quiser).
Fácil:
001
010
011
100
101 -- Esvazie essa!
110
010
Veja que a subtracao tambem nao e convencional :P
Aí teremos algo como
001
010
010
011
100
110
***+
242
E assim vai. Com esta estrategia voce estara fadado a
perdiçao, hahahaha(risadas mais malignas aqui...).
Mas aplicando neste caso (7,7), da o que voce disse:
sempre tirar para deixar os montes iguais.
--- Chicao Valadares <chicaovaladares@yahoo.com.br>
escreveu:
> > Existem duas pilhas com 7 pedras cada. Na sua vez,
> > um jogador pode retirar
> > quantas pedras ele quiser, mas somente de uma das
> > pilhas. O perdedor é o
> > jogador que não puder jogar. Quem tem a estratégia
> > vencedora?
>
> - Note que, se em um momento qualquer de uma nova
> rodada o jogador X tiver mais pedras que o jogador
> Y,
> basta o jogador X tirar uma pedra de cada vez e vice
> versa.Ou seja , espera-se o vacilo de outro jogador
> tirando mais d euma pedra.
>
> - Sabendo-se disso entao o jogador X e o jogador Y
> resolvem tirar uma pedra de cada vez(jogador x
> sempre
> comeca jogando em uma rodada).Sendo assim , sempre o
> jogador Y ganha, pois na vez do jogador X ele nao
> tera
> mais pedras pra jogar.
>
> Enfim basta ser o segundo jogador e sempre tirar uma
> pedra de cada vez pra sempre ganhar.
>
> Sendo o primeiro a jogar, vai depender das
> circunstancias do jogo.
>
>
>
> "O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de
> Milo.
> O que há é pouca gente para dar por isso... "
> Fernando Pessoa - Poesias de Alvaro Campos
>
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