Re: [obm-l] Postulado

Caro Artur,

Definamos o que é um dogma, o que é um postulado e o que é um axioma.

Dogma: Ponto fundamental e indiscutível duma doutrina religiosa, e, por
extensão, de qualquer doutrina ou sistema. Na Igreja Católica Apostólica
Romana, ponto de doutrina já por ela definido como expressão legítima e
necessária de sua fé.

Postulado: Proposição não evidente nem demonstrável, que se admite como
princípio de um sistema dedutível, de uma operação lógica ou de um sistema
de normas práticas.

Axioma: Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente
verdadeira sem exigência de demonstração. Ou ainda, proposição que se admite
como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou
de um sistema lógico ou matemático.

(Todas as definições pertencem ao Novo Dicionário Aurélio.)

Parece-me, assim, que Axioma da Escolha seja mais adequado.

Abraços,

Rafael de A. Sampaio