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RE: [obm-l] Paradoxos (era: Impossibilidade do movimento)
Este paradoxo me parece relacionado ao conceito de probabilidade
condicionada. Isto eh, no início da manhã de cada dia até o de ordem n-1, a
probabilidade de haver prova, sob o ponto de vista dos alunos, depende de
ter ou não havido prova nos dias anteriores. Se a prova tiver sido dada, a
probabilidade eh zero (supondo-se conhecido que vai haver uma e apenas uma
prova); caso contrario, eh 50%, partindo-se do principio de que o professor
nao tenha dado nenhuma dica que permita deduzir que a probabilidade de prova
em um dia seja diferente da associada a outro dia qualquer. Assim, mesmo na
manhã do dia n-1 hah aleatoriedade quanto ao evento prova. Na manhã do
ultimo dia, admitindo-se que haja certeza quanto aa realizacao de uma e
apenas uma prova no periodo, aih de fato nao hah mais qualquer
aleatoriedade, o evento eh perfeitamente deterministico. Deste modo, se a
palavra surpresa for associada a algo como incerteza, nao me parece haver
paradoxo. Se for tomda no sentido usual, acho que o racicinio apresentado
estah incorreto, pois no momento em que o professor informou que vai haver
uma prova durante o periodo, ele automaticamente eliminou o elemento
surpresa. Ha incerteza quanto ao dia da prova, mas nao surpresa. Eh algo
como o prefeito de uma cidade brasileira dizer que houve enchente em janeiro
porque ele foi surpreendido pelos temporais de verão. Ou o prefeito de uma
cidade da Noruega dizer que foi surprrendido pela neve no mes de janeiro.
Artur
>Outro paradoxo conhecido é o da prova surpresa. O professor chega na
>primeira aula de um curso de 20 aulas e diz que durante o curso haverá
>uma prova surpresa. Um aluno raciocina que a prova não pode ser no último
>dia senão não seria surpresa. Mas já que não pode ser no último dia,
>se fosse no penúltimo dia também não seria surpresa. Assim a prova não pode
>ser em nenhum dos dois últimos dias. Repetindo o raciocínio, a prova não
>pode ser um nunhum dos últimos três dias. E repetindo mais vezes, não
>pode ser em *nenhum* dia. Ora, no oitavo dia de aula o professor dá uma
>prova, e todos são tomados de surpresa.
>
>Há várias explicações diferentes para este paradoxo. Muitas vezes não se
>pode
>dizer que uma explicação está "certa" e outra "errada", deve-se apenas
>dizer
>que uma explicação é mais interessante, ou mais esclarecedora.
>
>[]s, N.
>
>[]s, N.
>=========================================================================
>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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