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Re: [obm-l] a utilidade das desigualdades
Tem certeza que t+10p+20c=1000 ? Nao seria t+10p+20c= 200 ?
Se vc errou nessa parte entao ficaria:
t+p+c=100
t+10p+20c=200
Agora isole o t
Temos
100-p-c=200-10p-20c
9p+19c=100
9p+18c+c=100
9(p+2c)+c=100
E agora como continuar ? Pois minha duvida estah na parte de colocar os produtos no set-up, no caso de sua resolucao foi o 9K, ja na solucao que enviei foi o 10s e 19 s. Nao precisa resolver a questao apenas me diga de onde vem estes elementos ? Qual o raciocinio ? Por favor !
Em uma mensagem de 11/12/2003 19:41:18 Hor. de verão leste da Am. Su, peterdirichlet2002@yahoo.com.br escreveu:
Na verdade isto e uma equaçao diofantina linear
tartarugas R$0,5
porcos R$5,00
cavalos R$10,00
Voce tem que gastar exatamente 100 reais e comprar 100 animais.
t+p+c=100
t+10p+20c=1000
Agora isole o t
Temos
100-p-c=1000-10p-20c
9p+19c=900
9p+18c+c=900
9(p+2c)+c=900
c=9k com k inteiro.
Logo p+18k+k=100
p=100-19k
c=9k
t=200-10k
Este e um dos metodos de resolver diofantinas.
Pelo que eu ja vi ai ele usou desigualdades no inicio,para limitar as soluçoes.
Como nao tem la muito sentido um porco negativo(a nao ser que seja um porco feito de antimateria ) temos que p,t e c sao positivos.
Ai continue!
Faelccmm@aol.com wrote:
Ola pessoal,
A questao abaixo nao eh nem um pouco original para mim, pois ja tinha visto varias formas dela por ai. O que eh bastante novo para mim, foi a maneira como ela foi resolvida, visto que em qualquer canto que eu encontro uma parecida eu vejo uma solucao utilizando sistemas lineares, determinantes e afins. Desta vez vi uma solucao utilizando desigualdades. Minha duvida esta no corpo da mensagem em maiuscula.
Questao:
Ha tartarugas, porcos and cavalos para venda.
tartarugas R$0,5
porcos R$5,00
cavalos R$10,00
Voce tem que gastar exatamente 100 reais e comprar 100 animais.
Solucao:
Vamos arbitrar as incognitas, sendo: t: tartarugas, p: porcos, c= (100-p-t): cavalos.
Entao,
0,5t+5p+10(100-p-t)=100
5t+50p+100(100-p-t)=1000
95t+50t=9000
19t+10p=1800
Enquanto,
19(-1)+10(2)= 1
19(-1800)+10(3600)=1800
19(-1800+10s)+10(3600-19s)=1800
(DÚVIDA: POR QUE NA EQUACAO ACIMA APARECEU AS PARCELAS 10s E 19s ? EU SEI QUE t, p e c ESTAO ENTRE 0 E 100, LOGO DEVE HAVER UM CORRETIVO DENTRO DOS PARENTESES PARA CORRIGIR O SINAL NEGATIVO-TRANSFORMANDO-O EM POSITIVO- PARA ADEQUAR A EQUACAO AO PROBLEMA. MAS MINHA DUVIDA EH: POR QUE FOI SOMADO AO -1800 O 10S ? QUAL SERIA A IMPROPRIEDADE DE SOMA-LO COM O 19S? A MESMA PERGUNTA REFERENTE AO 3600. POR QUE NAO SUBTRAIR DO 3600 O 10S AO INVES DO-19 COMO FOI FEITO ?)
Logo
100>=(t=-1800+10s)>=0 (I)
100>=(p=3600-19s)>=0 (II)
1900>=(10s)>=1800(I)
3600>=(19s)>=3500(II)
190>=(s)>=180(I)
(3600/19)>=(s)>=(3500/19)(II)
189>=(s)>=185(I and II)
Por outro lado,
100>=(c=100-p-t=100-(-1800+10s)-(3600-19s))>=0
200>=s>=189
Entretanto,
s=189.And t=-1800+1890=90, p=3600-19*189=9 c=1
Resp: 90 tartarugas, 9 porcos, and 1 cavalo.