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[obm-l] A PONTE BAY
Boa Noite! Pessoal! Grato à atenção de resposta do Nicolau e Artur. Obrigado!
Quanto ao problema da Ponte Bay, juro que não sei se sairia por Poisson, pois
tenho recebido inúmeras correspondências abordando o assunto. Pelo sim, pelo
não, vejam abaixo, na íntegra, a engenhosa resolução enviada pelo professor
Waldyr Rodrigues, ex-diretor do Instituto de Matemática da Unicamp/SP e um dos
maiores teóricos dos fenômenos superluminais em todo o Mundo. Aliás, deveríamos
enviá-la na "CÁPSULA DO TEMPO", junto com o problema dos bodes de autoria do
professor Morgado, como testemunhos da "ENGENHOSIDADE HUMANA".
Você pode estar pensando que não tem informações suficientes. Uma
característica interessante deste problema é que a externalidade pode ser
calculada com base nos poucos dados que você recebeu. Você não precisa saber
quanto tempo os carros levam para passar pelo pedágio nem a concentração dos
carros que chegam depois das nove. A resposta é a mesma independentemente de a
extensão do congestionamento permanecer constante ou variar. A chave para a
solução é entender que o único fator que importa é a somatória dos tempos de
espera. Não estamos preocupados com quem tem que esperar. (Em outras
circunstâncias, talvez quiséssemos atribuir aos tempos de espera pesos
diferentes de acordo com o valor monetário do tempo de cada pessoa presa no
congestionamento). A forma mais simples de calcular o tempo total de espera
extra é escolher, entre todos os carros, um que arque com o ônus da espera de
todos. Imagine que, em vez de cruzar a ponte às 9:00 horas, este motorista
adicional pára no acostamento e deixa todos os outros carros passarem; desta
forma, os outros motoristas não mais têm o tempo de espera adicional provocado
por este carro. É claro que ele terá que esperar duas horas até que o
congestionamento se desmanche e a estrada fique livre. Estas duas horas são,
porém, exatamente equivalentes ao tempo total de espera que seria imposto a
todos os outros motoristas se ele não parasse no acostamento. A razão é
inequívoca: o tempo total de espera é o tempo que todos levam para atravessar a
ponte. Qualquer solução que envolva a travessia da ponte por todos os
motoristas leva ao mesmo tempo total de espera, mas distribuido diferentemente.
Examinar a solução em que o carro extra assume toda a espera adicional é a
forma mais fácil de somar o novo tempo total de espera.
Um abraço a todos!
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WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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