----- Original Message ----- 
  
  
  Sent: Saturday, July 12, 2003 7:46 
  PM
  Subject: [obm-l] Paulo e suas indagações 
  sem fundamentos
  
  Eu fico impressionado com o nível de imaturidade expressa por uma pessoa 
  de 21 anos. 
   
  Sério?Vc tem 16 aninhos e vem dizer isso pra 
  mim que tenho 21?Estou ciente de praticamente tudo que existe no mundo,só 
  tenho dificuldade com matemática.Será mesmo um problema que 
  tenho?
   
  A maioria dos que frequentam essa lista trata a matemática TAMBÉM como 
  brincadeira. Ou melhor, diversão. Eu, particularmente, nos meus curtos 16 anos 
  de vida NUNCA apliquei numa situação PRÁTICA, sei lá, congruencias de 
  triangulos por exemplo. Mas na minha 7 série eu me divertia resolvendo esses 
  problemas. Quem gosta de algo não procura aplicações práticas SEMPRE. Se você 
  não goste procure algo de seu interesse, e não fica avacalhando com os gostos 
  alheios.
   
  E quem disse que gosto?Aprendo porq sou 
  massacrado pelo vestibular com essas questões absurdas que não divertem e não 
  ajudam em nada.
  Escolho o curso de ciências biológicas por 
  adorar biologia,que tem a ver com matemática,mas não é matemática ilusória.Tem 
  aplicação.
  Se intervi no mailing,foi em busca de ajuda e 
  não de pessoas grosseiras ,que não tem bons modos e não conseguem interpretar 
  minhas idéias.
   
  Antes de achar que meus questionamentos são 
  infundados,conheça minhas razões.Não costumo sair por aí questionando e sendo 
  contra coisas corretas.
   
  Note por exemplo a música. Ela diverte, emociona ou tem efeitos 
  terapeuticos. Mas a maioria nunca usará na PRÁTICA a teoria MUSICAL. Joguemos 
  a teoria musical no lixo? NÃO, pq quem gosta, procura se aprofundar em todos 
  os detalhes. Saber todas as minúcias. É um prazer! 
   
  Oh,que pensamento lindo.Então as pessoas 
  nunca usam na prática a teoria musical.
   
  Saiba que eu não gosto muito de poesia. Mas eu nunca indaguei sobre a 
  utilidade de sua existencia. Seria falta de pensamento crítico? Certo que 
  não, eu simplesmente respeito vontades alheias. E o mundo não gravita em torno 
  do meu umbigo, para me dar o direito de achar que se eu não entendo ou 
  não gosto aquilo deveria ser abolido. Se existe uma única pessoa se divertindo 
  com isso, é um motivo MAIS do que suficiente para aquilo existir.
   
  Não se trata de respeitar,mas de preocupação 
  com a qualidade do ensino e de revolta com as besteiras que ensinam,coisas que 
  ninguém nem hoje nem em 10 000 anos usará.Não tem o menor sentido ver uma 
  fileira de "x",é como dizer que 0+0+0+0=0,não leva a 
  nada.
   
  Mas suponha que eu queira filosofar sobre existencia das coisas. Primeiro 
  eu tenho que estudar o assunto para poder discutir. Ora, como você sai 
  atirando contra a matemática (notei que sua raiva é mais dos professores de 
  matematica do que da ciencia) se você diz que não entende absolutamente nada? 
  Você só discuta aquilo que tem plena convicção, pra não sair por aí falando 
  me***.
   
  Não entendo exatamente por não ter 
  sentido.Não posso aplicar,não posso fazer analogias,não tem uma 
  seqüência.
   
  E se você não entende, há no mínimo três motivos:
   
  1- Matemática é sequencial, não queira aprender derivada sem antes 
  aprender limites. Você não vai conseguir.
   
  É?Não posso aprender primeiro alemão e depois 
  espanhol?Então diga porq sei inglês e não entendo muito bem 
  espanhol.
  2- Não é culpa da matemática se existem muitos professores incompetentes 
  no mercado.
  3- Será que sua área não é outra? Cada pessoa tem uma vocação, se a sua 
  não é a matemática, desiste e tenta outra coisa como literatura que você diz 
  que fecha. Muito embora seja bem mais complicada a linguagem (basta você pegar 
  uma poesia e perceber o pedantismo). 
  Não tenho mais dúvidas que minha área é 
  biologia.
   
  Eu não sou a pessoa mais adequada para falar, mas se existe uma ciencia 
  que é indiscutivelmente util é a matemática. Todo o avanço, conforto 
  e tecnologia existente provêm em essencia dela. As outras ciencias são meras 
  coadjuvantes, ou bobas da corte.
   
  Denisson
   
  Essa eu nem deveria responder.Primeiro porq o 
  que questionei foi as inutilidades existentes no ensino da matemática,não 
  a matemática em si.
  Segundo porq sem o idioma,a literatura,a 
  biologia,a química,a filosofia entre outras,a matemática nunca 
  existiria.
   
  João Paulo
  
  
  Yahoo! Mail 
O melhor e-mail 
  gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra 
  spam.