----- Original Message -----
Sent: Friday, July 11, 2003 4:19 AM
Subject: Re: [obm-l] Como os Matemáticos
Complicam II
Meu caro João Paulo,
Pelo que entendi você não quer exatamente a
resolução de um problema quando o coloca aqui - vc quer sim saber de onde
diabos aquilo surgiu e por que razão vc deveria resolvê-lo.
E também como
resolver.
>Matemática,pra mim não tem a ver com o
lado emocional.Só não consigo
entender bem uma coisa que não estou vendo um
motivo lógico pra
existir(Caso de raiz,x e y etc)
Vc vê motivo
lógico para os poemas de Vinícius de Moraes existirem? (...)
Claro,poema é um dom artístico que leva
cultura e lazer a milhões de pessoas.E
isso:
x x
x
x x²
x²=0
x x²
x³
não é útil,não é divertido,nem leva a
nada.
Tive que 'queimar' minha
cabeça no vestibular pra tentar resolver uma coisa horrorosa
dessa.
Ah sim, só para deixar um teaser: E qual o motivo lógico para existir
Astronomia? De que me serve saber que a nebulosa de sei-lá-o-que é composta
disso e daquilo outro? E para que Música? Qual a utilidade de se tocar um
instrumento ou ficar criando novos instrumentos?
Astronomia:Sem o estudo,seria impossível imaginar descobrir
novos planetas.
Música:É arte,entrete,diverte,cura pequenos
problemas de saúde.
>É muito mais fácil eu entender
um texto todo em japonês.Pelo menos
posso ir atrás de um dicionário e
traduzir.
>Já com matemática,não tem aonde ir.
Tem sim. Livros de
matemática, professores, colegas que saibam um pouco mais que você e fóruns
como esse. Contudo, é sempre mais fácil se você usar abordagens mais sutis.
Assim como você não pede uma informação na rua dizendo mil palavrões e
gritando a altos brados que aquele bairro não deveria existir, tb com
matemáticos é mais apropriado um tanto de gentileza. Afinal, somos todos
humanos.
E quem disse que me ajudam?Aqui mesmo fui mal
recepcionado.As explicações muitas vezes ficam mais difíceis do que a própria
questão.
Ninguém quer me dizer a utilidade dos
problemas propostos e acham que estou agredindo.Não é.Estou dizendo a
verdade.
Boa parte do que é ensinado,é
fantasia.
Eu mesmo já tive vários alunos que me
disseram que não gostavam de matemática. Nunca tive problemas com isso. É como
dizer ao fã de uma banda que vc odeia aquele grupo. Se os dois conseguirem se
expressar claramente e fundamentar seus pontos de vista, vcs certamente não
vão brigar. Podem não mudar de opinião, mas vcs vão entender pq o outro
gosta/não gosta tanto assim da banda.
Uma coisa é dizer que não gosta e outra é
dizer que não gosta dando razões e sustentando a idéia.Este é meu
caso.
(...)Bem, afora os motivos mais óbvios e terrenos
- passar na escola, no vest, etc - existem alguns outros:
1)
Desenvolver e treinar o raciocínio lógico
(...)
E onde fica o papel dos puzzles e jogos de
palavras?
2) Resolver problemas práticos
Se vc vai preparar um receita e
na hora vê que só tem metade de determinado ingrediente, vc precisa saber que
só poderá usar a metade de todos os outros ingredientes para manter a
proporcionalidade.
Já se vc pega um receita que dá para 8 pessoas e
quer preparar para 20, vc precisa ter noção de que usará duas vezes e meia
todos os ingredientes.
No dia-a-dia vc vê alguém fazer esses
cálculos mesmo?Sério?Só pra preparar uma
comida?!?
(...)
3) Resolver problemas no
trabalho
Em algum outro e-mail seu vc questionava pq um engenheiro
precisaria de trigonometria. (...)
Em outro e-mail questionei o motivo de uma
pessoa que não vai ser engenheiro ser obrigado a aprender algumas coisas
matemáticas,como trigonometria.
(...)
Para mostrar
os ramos básicos do conhecimento é que se ensina matemática, física, história,
etc na escola. Para que o aluno possa ter uma idéia geral de tudo, saber de
onde vem a humanidade como ele a conhece hoje e para que ele possa
experimentar um pouco de tudo e possa escolher melhor que profissão vai
seguir.
Tem certeza que algum ser vai usar algo
do tipo
x x
x
x x²
x²=0
x x²
x³
?
Matemática,por ser uma matéria tão confusa e
complexa,deveria ser melhor trabalhada em sala de aula.Os próprios professores
não sabem ensinar.E não são determinados professores de matemática,são
todos.Eles mesmos erram muitas vezes nos cálculos.Eu e milhões de alunos são
provas disso.
Não estou nessa discussão à toa.Estou aqui
como produto da má formação dos professores e como um indignado das besteiras
que me ensinaram,que depois de mais de 11 anos fui entender que eu perdia meu
tempo enquanto podia estar aprendendo algo mais
construtivo.
Já aprendi que o quero é construir,ser
solidário e não infernizar a mente dos alunos nem solucionar questões
fantasiosas que não me levarão a nenhum lugar.
João
Paulo