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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II



Não sei porq eu digo algo não ofensivo e vcs literalmente enviam bombas pra mim.
O q fiz?Por acaso a matemática não é a única ciência complexa?Então vcs deveriam estar acostumados a ouvir a verdade de vez em quando.
Uma prova de que vcs não amam realmente a matemática,é q não sabem me informar como posso aprender.
Algo como raiz de 4 elevado a tal número não é uma coisa q se vê todo dia,não vemos um profissional todo dia usando coisas assim,portanto é compreensível q eu tenha dúvidas.
 
Um recém-nascido está em fase de crescimento pra um dia tornar-se adulto e cumprir uma missão terrena.Algumas questões matemáticas nunca terão uma utilidade.O exemplo está abaixo:
 
O número de soluções(diferentes)da equação
 
x        x            x
 
x        x²          x² =0 é:
 
x       x²           x³
 
 
Vcs são muito nervosos,eu hein...Pessoal estranho...
 
----- Original Message -----
From: Orestes
Sent: Thursday, July 10, 2003 6:26 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II

DESCULPE MAS SÓ PELO COMEÇO DO SEU TEXTO DA PRA PERCEBER QUE VC NAO SABE O QUE  É PAIXÃO PELA MATEMÁTICA ASSIM SENDO POUPE-NOS DE SUA FALTA DE APTIDÃO E SE POSSIVEL SE DEDIQUE UM POUCO PARA DEPOIS FALAR, SE VC ACHA MAIS ATRAENTE UM TEXTO EM JAPONES PROCURE UM E  COMPRE UM DICIONÁRIO.
SINTA-SE A VONTADE!!
 
SE VC ACHA QUE TUDO TEM QUE TER UMA APLICAÇÃO IMEDIATA LEIA UM POUCO SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TALVEZ PERCEBA QUE ISSO NEM SEMPRE ACONTECE.
 
PARA LHE DIZER PRA QUE SERVE TUDO, VC TERIA QUE ME DIZER PARA QUE SERVE UM RECEM NASCIDO NO MOMENYTO EXATO DE SEU NASCIMENTO, PORQUE ASSIM É A MATEMÁTICA NEM SEMPRE QUANDO IDEIAS SURGEM É POSSIVEL DIZER PARA QUE EXATAMENTE ELAS SERVEM.
 
ATENCIOSAMENTE
 
ORESTES ALESSANDRO XAVIER DOS SANTOS
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 10, 2003 4:45 PM
Subject: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II

Estou  'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat. e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas coisas.
 
Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o "bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas complexas sem poder aplicar.
 
Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso de raiz,x e y etc)
É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir atrás de um dicionário e traduzir.
Já com matemática,não tem aonde ir.
 
Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos problemas matemáticos e a base da existência.
 
Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas provas,mais especificamente em vestibulares.
Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa  resolver problemas com trigonometria,por exemplo.
Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de letras resolvendo essas questões.
 
João Paulo
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II

Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas eu já estive errado antes,
e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a impressão que no fundo, ele levantou um
ponto interessante - eu só não consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a
matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e frustração.

Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de matemática
depois de dois anos em uma faculdade de comunicação social.

Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa limitadíssima pra
matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de programação. Assim, sqrt(x) é a
"função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência",  exp(x) é o exponencial de
x, e por aí vai. O problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro
mais seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.

O problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou x^(1/2) em vez
de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar um curto Guia de
Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As minhas férias começaram agora (há
vinte minutos), e eu posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no site
depois.

Diego, rocker till the end também.


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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