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Sent: Thursday, July 10, 2003 4:45
PM
Subject: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re:
Como os Matemáticos Complicam II
Estou 'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com
mat. e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas
coisas.
Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que
enfrenta o "bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E
estou enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas
complexas sem poder aplicar.
Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo
entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso
de raiz,x e y etc)
É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos
posso ir atrás de um dicionário e traduzir.
Já com matemática,não tem aonde ir.
Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as
questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos
problemas matemáticos e a base da existência.
Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas
provas,mais especificamente em vestibulares.
Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa resolver
problemas com trigonometria,por exemplo.
Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de
letras resolvendo essas questões.
João Paulo
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33
PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re:
[obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II
Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade,
mas eu já estive errado antes,
e ainda vou estar errado muitas vezes. E
tenho a impressão que no fundo, ele levantou um
ponto interessante - eu
só não consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com
a
matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e
frustração.
Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui
descobrir como gostava de matemática
depois de dois anos em uma
faculdade de comunicação social.
Em todo caso, João Paulo, como
e-mail só de texto é uma coisa limitadíssima pra
matemática, as pessoas
usam um pouco certas "gírias "de programação. Assim, sqrt(x) é
a
"função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência",
exp(x) é o exponencial de
x, e por aí vai. O problema é que se você diz
por extenso algo do tipo "raiz de quatro
mais seis", ficamos sem saber
se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.
O problema de comunicação
seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou x^(1/2) em vez
de
tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar um
curto Guia de
Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As
minhas férias começaram agora (há
vinte minutos), e eu posso trabalhar
um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no site
depois.
Diego,
rocker till the end
também.
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Instruções
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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