Estou 'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat.
e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas
coisas.
Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o
"bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou
enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas complexas
sem poder aplicar.
Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo
entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso de
raiz,x e y etc)
É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir
atrás de um dicionário e traduzir.
Já com matemática,não tem aonde ir.
Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as
questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos
problemas matemáticos e a base da existência.
Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas
provas,mais especificamente em vestibulares.
Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa resolver
problemas com trigonometria,por exemplo.
Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de
letras resolvendo essas questões.
João Paulo
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33
PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l]
RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II
Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas
eu já estive errado antes, e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a
impressão que no fundo, ele levantou um ponto interessante - eu só não
consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a matemática seja uma
mistura confusa e emocional de revolta e frustração.
Eu me identifico
um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de
matemática depois de dois anos em uma faculdade de comunicação
social.
Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa
limitadíssima pra matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de
programação. Assim, sqrt(x) é a "função raiz quadrada", a^x é "a elevado a
x-ésima potência", exp(x) é o exponencial de x, e por aí vai. O
problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro mais
seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.
O
problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou
x^(1/2) em vez de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez
pudéssemos preparar um curto Guia de Transcrição de Linguagem Matemática
para esta lista. As minhas férias começaram agora (há vinte minutos), e eu
posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no
site depois.
Diego, rocker till the end
também.
========================================================================= Instruções
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================
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