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[obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II



Estou  'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat. e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas coisas.
 
Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o "bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas complexas sem poder aplicar.
 
Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso de raiz,x e y etc)
É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir atrás de um dicionário e traduzir.
Já com matemática,não tem aonde ir.
 
Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos problemas matemáticos e a base da existência.
 
Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas provas,mais especificamente em vestibulares.
Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa  resolver problemas com trigonometria,por exemplo.
Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de letras resolvendo essas questões.
 
João Paulo
 
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II

Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas eu já estive errado antes,
e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a impressão que no fundo, ele levantou um
ponto interessante - eu só não consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a
matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e frustração.

Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de matemática
depois de dois anos em uma faculdade de comunicação social.

Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa limitadíssima pra
matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de programação. Assim, sqrt(x) é a
"função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência",  exp(x) é o exponencial de
x, e por aí vai. O problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro
mais seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.

O problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou x^(1/2) em vez
de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar um curto Guia de
Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As minhas férias começaram agora (há
vinte minutos), e eu posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no site
depois.

Diego, rocker till the end também.


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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