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[obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II
Ola Pessoal !
A NOSSA LISTA foi originalmente planejada para ser um PONTO DE ENCONTRO
INFORMAL de Professores de Matematica e de estudantes que se preparam para
as OLIMPIADAS DE MATEMATICA.
Qualquer destes dois grupos e formado por pessoas que, minimamente, gostam
de Matematica, quando, nao raro, fazem desta Ciencia a sua maior paixao.
A LISTA vem atingindo seus objetivos e o seu sucesso e inegavel ...
Muitos estudantes olimpicos participam, estudantes do Brasil e do Exterior.
Muitas pessoas usam os resultados que surgem aqui como inspiracao e
estimulos para trabalhos escolares e mesmo para dissertacoes e seminarios.
Pesquisadores escrevem para estas lista e acompanham algumas de suas
discussoes.
Quando eu disponibilizei a traducao dos Problemas Russos, fiquei
impressionado como varios estudantes de outros paises me escreveram pedindo
que lhes remetessem copias. O mesmo ocorrei quando discutimos o Jogo Vida,
varias pessoas queriam os fontes em C. Tudo isso e indicativo do alto nivel
de nossa plateia e o quanto e importante imprimirmos qualidade em nossas
manifestacoes.
O Moderador, Prof Nicolau Saldanha, deixou claro em mensagens anteriores que
poderiamos discutir Fisica, Teoria da Computacao, Xadrez e mesmo Filosofia e
Historia da Matematica, desde que o objetivo principal seja evidenciar a
importancia do raciocinio matematico em todos estes ramos.
Nos podemos PROPOR PROBLEMAS, sobretudo olimpicos. Podemos apresentar
solucoes, podemos dar uma dica de solucao, podemos mostrar que a solucao de
um problema implica na solucao de outro e assim por sucessivamente. E
verdade que a Matematica nao e so problemas, mas parece que toda questao
matematica so fica bem formulada quando se corporifica num problema. Por
isso, qualquer questao matematica deve implicar num problema e o problema e,
em ultima analise, a essencia da comunicacao matematica.
Eu francamente confesso que nao entendo nada de EDUCACAO MATEMATICA, nao
obstante achar que esta ciencia, caso exista, deve ter questoes e ja ter
atingido algum objetivo palpavel. Por esta razao, nao entraria numa lista de
EDUCACAO e penso quem buscar aqui discutir EDUCACAO MATEAMATICA vai se
frustar, pois estara desvirtuando esta nossa lista, tao bem sucedida em seus
objetivos originais, conforme destacamos acima.
Finalmente, nos, os Matematicos, nao complicamos as coisas : nos
SIMPLIFICAMOS ! Nos captamos o que ha de essencial entre as coisas e
exoressamos isso num simbolismo economico, pois a linguagem matematica,
diferentemente da linguagem natural, possui poucos simbolos e de significado
claro. A Matematica, e a masi simples de todas as ciencias. E acho no minimo
deselegante que alguem entre aqui, na nossa casa, e nos ofendam
gratuitamente.
Quem nao entende como se pode gostar de Matematica, nao deve permanecer aqui
!
Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
5,1946,100703
>From: "J.Paulo roxer ´til the end" <roxette_lover@email.it>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II
>Date: Thu, 10 Jul 2003 16:45:00 -0300
>
>Estou 'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat. e
>espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas coisas.
>
>Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o
>"bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
>q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou
>enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas
>complexas sem poder aplicar.
>
>Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo
>entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra
>existir(Caso de raiz,x e y etc)
>É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir
>atrás de um dicionário e traduzir.
>Já com matemática,não tem aonde ir.
>
>Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as
>questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos
>problemas matemáticos e a base da existência.
>
>Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas
>provas,mais especificamente em vestibulares.
>Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa resolver problemas
>com trigonometria,por exemplo.
>Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de letras resolvendo essas
>questões.
>
>João Paulo
>
> ----- Original Message -----
> From: Diego Navarro
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33 PM
> Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re:
>Como os Matemáticos Complicam II
>
>
> Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas eu já
>estive errado antes,
> e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a impressão que no fundo,
>ele levantou um
> ponto interessante - eu só não consigo ver o que é. Talvez porque a
>relação dele com a
> matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e frustração.
>
> Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui descobrir como
>gostava de matemática
> depois de dois anos em uma faculdade de comunicação social.
>
> Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa
>limitadíssima pra
> matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de programação.
>Assim, sqrt(x) é a
> "função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência", exp(x) é
>o exponencial de
> x, e por aí vai. O problema é que se você diz por extenso algo do tipo
>"raiz de quatro
> mais seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.
>
> O problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5)
>ou x^(1/2) em vez
> de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar
>um curto Guia de
> Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As minhas férias
>começaram agora (há
> vinte minutos), e eu posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode
>colocar no site
> depois.
>
> Diego, rocker till the end também.
>
>
>
>=========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>
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>
>
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