[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] Re:Re: Re: RE: Re:Re: Como os Matemáticos Complicam II
Se você vai dedicar-se às Letras, talvez deva:
i) cuidar mais da concordância verbal (só está nesta lista pessoa...);
ii)ler as instruções para usar a lista; nelas, definem-se os objetivos da lista.
Eu até acho que você tem razão em um ponto: a Matemática que é ensinada nas escolas é a que deveria ser ensinada? Mas esta lista não é para discutir ensino da Matemática. Procure uma lista de Educação Matemática. Lá você encontrará uma porção de pessoas que, como você, odeiam Matemática e, provavelmente, serão, como é meu desejo, felizes para sempre.
Morgado
Em Thu, 10 Jul 2003 16:45:00 -0300, "J.Paulo_roxer_´til_the_end" <roxette_lover@email.it> disse:
> Estou 'falando' muito na lista coisas q não têm muito a ver com mat. e espero q o listmaster não me retire... só vou complementar algumas coisas.
>
> Não sou convencido,mas preciso dizer q sou o único na lista que enfrenta o "bicho papão".Garanto q só está nesta lista pessoas
> q estão diretamente envolvidas com matemática,o q não é meu caso.E estou enfrentando,por mais q seja um tanto difícil entender tantas coisas complexas sem poder aplicar.
>
> Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra existir(Caso de raiz,x e y etc)
> É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos posso ir atrás de um dicionário e traduzir.
> Já com matemática,não tem aonde ir.
>
> Tb não entendo muito bem porq vcs são tão pacientes pra entender as questões matemáticas,mas não são pra escrever,ler e explicar a origem dos problemas matemáticos e a base da existência.
>
> Acho q existe um certo exagero quanto aos assuntos colocados nas provas,mais especificamente em vestibulares.
> Não sei porq um aluno q não vai ser engenheiro precisa resolver problemas com trigonometria,por exemplo.
> Algo q não tem nada a ver :Um futuro estudante de letras resolvendo essas questões.
>
> João Paulo
>
> ----- Original Message -----
> From: Diego Navarro
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Sent: Thursday, July 10, 2003 1:33 PM
> Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II
>
>
> Na boa? Eu não vejo afronta. Vejo um pouco de ingenuidade, mas eu já estive errado antes,
> e ainda vou estar errado muitas vezes. E tenho a impressão que no fundo, ele levantou um
> ponto interessante - eu só não consigo ver o que é. Talvez porque a relação dele com a
> matemática seja uma mistura confusa e emocional de revolta e frustração.
>
> Eu me identifico um pouquinho com ele porque só fui descobrir como gostava de matemática
> depois de dois anos em uma faculdade de comunicação social.
>
> Em todo caso, João Paulo, como e-mail só de texto é uma coisa limitadíssima pra
> matemática, as pessoas usam um pouco certas "gírias "de programação. Assim, sqrt(x) é a
> "função raiz quadrada", a^x é "a elevado a x-ésima potência", exp(x) é o exponencial de
> x, e por aí vai. O problema é que se você diz por extenso algo do tipo "raiz de quatro
> mais seis", ficamos sem saber se é sqrt(4)+6 = 8 ou sqrt(4+6)=3,16.
>
> O problema de comunicação seria resolvido se você tivesse usado x^(0.5) ou x^(1/2) em vez
> de tentar transcrever o problema por extenso. Talvez pudéssemos preparar um curto Guia de
> Transcrição de Linguagem Matemática para esta lista. As minhas férias começaram agora (há
> vinte minutos), e eu posso trabalhar um pouco nisso. O Nicolau pode colocar no site
> depois.
>
> Diego, rocker till the end também.
>
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
>
>
> --
> Email.it, the professional e-mail, gratis per te: http://www.email.it/f
>
> Sponsor:
> Non sai cosa regalare? Vai su Artefiori, il Portale del Verde!
> clicca qui:
> Clicca qui: http://adv.email.it/cgi-bin/foclick.cgi?mid=548&d=10-7
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================