[obm-l] Desafio: ladrilhar um triângulo

Boa tarde pessoal tudo bem?

Agradeceria se alguém pudesse corrigir este problema para mim, pois não tenho certeza quanto 'a minha resolução:

2. Um museu tem um terreno de exposição na forma de um triângulo
retângulo de catetos 50m e 60m. A direção do museu decidiu ladrilhar
a área. Cada ladrilho é um quadrado de 10 cm de lado. Os ladrilhos
são feitos de um material que pode ser cortado apenas 1 vez, devido
ao risco de rachaduras. Além disso, apenas uma das partes do
ladrilho cortado pode ser aproveitada. Responda:
a) Qual o número exato de ladrilhos que será empregado na obra?

O número exato de ladrilhos utilizado é igual 'a area do triangulo dividida pela 'area de cada ladrilho. Transformando os valores para centimetros temos:

Área Terreno = (6000 x 5000) / 2 = 15 000 000 cm^2
Área Ladrilho = 10 x 10 = 100 cm^2
n Ladrilhos = 15 000 000 / 100 = 150 000 ladrilhos

b) Qual o número exato de ladrilhos que será cortado?

Supondo que os ladrilhos sejam encaixados perpendicularmente 'a base do terreno (o cateto de 60m), então os ladrilhos que ficarem encostados na hipotenusa do triângulo deverão ser cortados. Esse número é igual ao número de fileiras horizontais de ladrilhos, pois para cada fileira apenas um ladrilho deverá ser cortado.

Para saber o número de fileiras devemos dividir 50m (=5000 cm) por 10cm (altura do triangulo / altura do ladrilho)

Então serão cortados 500 ladrilhos.

Um Abraço,

Anderson - SP