[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dicas: Análise Funcional

On Tue, Jun 24, 2003 at 09:53:07AM -0300, alininha1980 wrote:
> Caro Gugu,
>

> Mesmo com a sua ajuda e a do Nicolau não consegui
> resolver esta questão. Estou um pouco decepcionada
> comigo. Será que poderia me mostrar sua resolução da
> questão? (Não sei o que codimensão que o Nicolau falou
> mas parece que usando isto a demonstração é mais
> compacta, não?)

Eu vi que o Gugu mandou outra solução mas vou mandar a minha assim mesmo.

A codimensão de um subespaço V de W é a dimensão do quociente W/V.

Um funcional linear é uma transformação linear de X em R logo a codimensão
do núcleo Z de um funcional linear não nulo é 1. Como o fecho Y de Z está
entre Z e X devemos ter ou Z=Y (o núcleo é fechado e o funcional é contínuo)
ou Y=X (o núcleo é denso e o funcional não é contínuo).

[]s, N.