[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] Problema da Olimpíada Russa



22n-1 odd numbers are chosen from {22n + 1, 22n + 2, 22n + 3, ... , 23n}. Show that we can find two of them such that neither has its square divisible by any of the other chosen numbers.
 
 
--- x ---
 
Acho que estou longe de resolver o problema, mas tive umas idéias interessantes e gostaria de discuti-las aqui na lista...
 
A idéia que tive é de um algoritmo que seleciona ímpares dentro desse intervalo, esse algoritmo tem umas propriedades interessantes:
 
- Tomamos um ímpar do intervalo, como 22n + 1 e fatoramos em primos, sejam p[1], ..., p[d] tais primos de forma que 22n + 1 = p[1]s[1]...p[d]s[d].
- Construa uma árvore d-ária, ou seja uma árvore que possui até d nós filhos, sendo que no i'ésimo nó filho, incluímos o inteiro p[1]s[1]....p[i]s[i]+1...p[d]s[d]. A construção é válida desde que o número formado esteja dentro dos limites.
- Se a árvore possuir mais de um elemento ela possui a propriedade de que para cada elemento dela existe um elemento nela mesma que divide o seu quadrado.
    dem: é fácil ver que os filhos tem seus quadrados divididos pelo seu pai e ancestrais, no caso da raiz, como a diferença dela e de um de seus filhos é apenas 1, em 1 dos fatores primos, ao elevarmos ao quadrado o filho da raiz divide o quadrado da raiz (nenhum dos s[i] é zero...).
 
- Se construirmos todas as árvores com mais de um elemento possíveis dentro desse intervalo e fizermos a união de seus elementos temos um conjunto S, onde para todo x pert. S existe um y != x, y pert. S tq y divide x².
 
- Talvez ainda seja possível inserir elementos que não formam uma árvore mas que sejam múltiplos de um elemento de S, mas acredito que esses casos sejam raros, pois precisaríamos ter um número cuja fatoração em primos só possui primos grandes o suficiente para que ao aumentar em 1 o expoente do menor primo dessa fatoração o novo número ultrapasse o limite de 23n.
 
- Outra propriedade interessante é que se quisermos menos elementos, podemos simplesmente eliminar elementos ramos dessas árvores sem quebrar a propriedade desejada.
 
- Acredito que ao complementar o conjunto S da forma acima ele se torna maximal, no sentido que não existe um outro conjunto de ímpares no intervalo que mantenha a propriedade.
 
- Infelizmente não tive idéias para contar ou estimar um limitante superior para o número de elementos de S e o número de elementos que podem ser inseridos em S como complemento.
 
[ ]'s