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[obm-l] Re: [obm-l] Fractais no ensino médio



Concordo com você, meu caro conterrâneo, exceto no que tange a inclusão de 
temas pedagógicos na lista ( e também aproveito para lembrar-lhe que alguns 
grandes matemáticos detestavam ensinar...). esse exemplo que citou e um dos 
típicos modismos que assolam os incautos. Especialmente em nossa área em que 
muitos professores dos ensinos fundamental e médio  sentem-se semi-deuses, 
embora, na maioria dos casos, pouco saibam sobre Matemática de verdade, como 
diria Hardy. Acho que a postura correta seria recorrer a hist´poria da 
Matemática que possui capítulos interessantíssimos e de mais fácil 
compreensão. Os problemas antigos, a novela da eq de terceiro grau, são 
exemplos motivadores.
Frederico Reis.


>From: Carlos César de Araújo <cca@gregosetroianos.mat.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Fractais no ensino médio
>Date: Sat, 31 May 2003 15:41:29 -0300
>
>Prezados colegas,
>
>Desculpem-me por levar à vossa consideração uma questão inapropriada para a
>lista, mas minha opinião é que os MATEMÁTICOS e USUÁRIOS da nossa ciência
>também devem se pronunciar sobre temas pedagógicos. Como se sabe, grandes
>matemáticos do passado foram hábeis educadores; além disso, progressos
>puramente técnicos em matemática decorreram de tentativas de esclarecer
>tópicos durante o ENSINO dos mesmos.
>
>Minha questão (algo polêmica) é a seguinte. Tenho observado, 
>particularmente
>aqui em Belo Horizonte, uma certa "onda" em falar sobre fractais e teoria 
>do
>caos para estudantes "comuns" (sem nenhuma conotação pejorativa) do ensino
>médio. Recentemente, tomei conhecimento de professores que solicitoram aos
>seus alunos que fizessem uma "pesquisa" pela Internet -- como se se
>ensinasse metodologia científica nos colégios ... -- e escrevessem um texto
>sobre fractais e caos. Dos alunos que me consultaram, nenhum conseguiu nota
>máxima no trabalho, pelo fato de o respectivo professor ter alegado que o
>texto não estava suficientemente claro. Fiquei imediatamente indignado, 
>dado
>que, tanto quanto sei, quase nenhum professor dessas instituições sabe
>sequer DEFINIR tecnicamente o que é um fractal. Posso felicitar os
>professores em sua tentativa de tornar a matemática mais atraente pela
>sugestão de tais pesquisas de temas "modernosos" e de grande apelo visual,
>mas considero irresponsável e ingênua tal proposta no contexto dessas
>instituições, nas quais o aluno não conta com incentivos à sua auto-estima 
>e
>nem com o guia seguro de professores qualificados. O que vocês acham? Os
>nossos alunos estariam realmente preparados para fazer pesquisas e produzir
>textos razoáveis sobre temas tão avançados? O ensino médio já não
>comportaria temas clássicos igualmente excitante e instrutivos para estudo
>na Internet? Afinal, por que não pedem aos garotos para pesquisarem sobre
>física qântica e a teoria gravitacional de Einstein?
>
>Atenciosamente,
>
>Carlos César de Araújo
>Matemática para Gregos & Troianos
>www.gregosetroianos.mat.br
>Belo Horizonte, MG
>
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>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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