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[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Quest�o do cartaz
Oi, Niski:
Fiquei curioso. Por que voce acha que a interpretacao
convencional de a+b*c eh a+(b*c) e nao (a+b)*c?
Serah que eh porque (a+b)*c = (a*c)+(b*c) eh sempre verdade
enquanto que a+(b*c) = (a+b)*(a+c) em geral eh falso?
Nao tenho certeza se esse eh um bom motivo. Por exemplo, se
a, b, c forem conjuntos, + for uniao e * for intersecao, entao
ambas as propriedades distributivas serao sempre
verdadeiras. Nesse caso, como voce interpretaria algo como:
A uniao B intersecao C ?
Um abraco,
Claudio.
--------- Cabe�alho inicial -----------
De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
C�pia:
Data: Thu, 29 May 2003 10:57:34 -0300
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l]
Quest�o do cartaz
> > Infelizmente, quest�es SINT�TICAS e METODOL�GICAS
como essas n�o s�o
> > discutidas SISTEMATICAMENTE nos cursos "tradicionais"
de matem�tica. (Isto
> > n�o acontece em cursos de L�gica Matem�tica ou de
Programa��o de
> > Computadores.) Conseq�entemente, os alunos aprendem
a fazer c�lculos e
> > resolver problemas padronizados, mas n�o aprendem a
pensar e CRITICAR fatos
> > estabelecidos. T�o importante quanto a arte de resolver
problemas � a
> > capacidade de organizar o conhecimento em um corpo
coeso de fatos e
> > CONVEN��ES baseadas em julgamentos inteligentes.
Matem�ticos n�o s�o apenas
> > resolvedores de problemas; s�o, tamb�m, construtores de
teorias. Aqui vai um
> > exerc�cio para voc� treinar a sua observa��o e senso cr�tico:
por que se
> > convenciona que a multiplica��o tem preced�ncia sobre a
adi��o? Isto �, por
> > que se convenciona que "a + b*c = a+(b*c)" e n�o que "a +
b*c = (a+b)*c"?
> > PENSE sobre isto e poder� chegar � resposta por si
mesmo (como eu pr�prio
> > cheguei).
>
> Tb eh interessante pensar na procedencia de potencias
dentro de raizes
> quadradas. Veja :
>
> sqrt((-3)^2) = ?
> Certamente pela definicao de modulo voce sabe que isso eh
> |-3| = 3
> Portanto, deve
potencia no -3 e depois
multiplicar
> as potencias 2 por 1/2. Caso contrario obteriamos
> ((-3)^2)^(0.5) = (-3)^(2*0.5) = (-3)^1 = -3 !!!!
>
> niski
>
> --
> [about him:]
> It is rare to find learned men who are clean, do not stink and
have a
> sense of humour.
> Gottfried Whilhem Leibniz
>
>
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> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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