Re: [obm-l] ex-inscritas

Oi, Rafael:

Eh um prazer ajudar.

Uma boa parte das formulas de geometria podem ser deduzidas a partir de
consideracoes de areas ou entao das leis dos senos e/ou dos cossenos.

Por exemplo, a formula de Herao pra area dum triangulo sai por lei dos
cossenos e pela formula: AREA = S = (1/2)*b*c*sen(A).

Voce faz o seguinte:
Lei dos cossenos ==> a^2 = b^2 + c^2 - 2*b*c*cos(A) ==>
cos(A) = (b^2 + c^2 - a^2)/(2*b*c) ==>
cos^2(A) = (b^2 + c^2 - a^2)^2/(4*b^2*c^2)

Formula da Area ==> sen(A) = 2*S/(b*c) ==>
cos^2(A) = 1 - sen^2(A) = 1 - 4*S^2/(b^2*c^2)

Agora, voce iguala as duas expressoes de cos^2(A) e resolve para S.

Com um pouco de braco e habilidade em fatoracao voce cai na formula de
Herao.

*****

Depois de concluir o estudo de algum livro basico de geometria (tipo da
colecao Fundamentos da Matematica Elementar), se voce quiser se aprofundar
em "geometria olimpica", um livro que eu recomendo fortemente eh o:
GEOMETRY REVISITED de Coxeter e Greitzer, publicado pela Mathematical
Association of America.

Varias pessoas da lista disseram que o livro de geometria do Morgado eh
excelente mas, infelizmente, eu nao o conheco.

*****

Achei meio esquisito voce tirar tantos problemas dificeis de geometria de um
livro intitulado Fundamentos de Algebra e Analise. Tah certo isso?

Um abraco,
Claudio.