[obm-l] Re: [obm-l] potências]

oi Artur e demais colegas,

Interessant, sehr interessant ... E verdade, eu raciocinei ate N^M e o
problema pede ate (N-1)^M. Na pressa nao percebi isso. Bom, voce quer uma
resposta sem usar congruencias, certo ? Aqui vai um raciocinio burocratico.
Voce completa as lacunas :

1) Como N e impar, N-1 e par e, portanto, a soma tem uma quantidade par de
parcelas. Vamos associar esta parcelas em pares : Primeira com ultima,
segunda com penultima, terceira com ante-penultima e assim sucessivamente.

2) Colocamos as coisas assim :

1^M + (N-1)^M = [N-(N-1)]^M + (N-1)^M
2^M + (N-2)^M = [N-(N-2)]^M + (N-2)^M
3^M + (N-3)^M = [N-(N-3)]^M + (N-3)^M

3) Como M e impar a ultima parcela no desenvolvimento de [N-(N-1)]^M e
negativa e igual a -(N-1)^M, cancelando-se portanto com  (N-1)^M. Os termos
restantes sao todos multiplos de N. Claramente que este raciocinio vale para
os outros pares. Isto nos permite escrever :

1^M + (N-1)^M = [N-(N-1)]^M + (N-1)^M = N*P1(N) , para algum polinomio P1
2^M + (N-2)^M = [N-(N-2)]^M + (N-2)^M = N*P2(N) , para algum polinomio P2
3^M + (N-3)^M = [N-(N-3)]^M + (N-3)^M = N*P3(N) , para algum polinomio P3

4) logo, o resultado [  N*P1(N) + N*P2(N) + ... =N*(P1(N)+P2(N)+ ...) ]  e
multiplo de N

Um Abraco
Paulo Santa Rita, CK
4,0939,210503

Se surgir uma formula aqui abaixo, favor desconsiderar