Vou tentar re-respnder a isso.A minha e trigonometrica tambem.Mas afinal de contas o que te faz crer que trigonometria e de baixo nivel???Entao pra que existe trigonometria?Pra se aprender na escola,tirar dez e esquecer?Tudo bem,ja sei:"soluçoes sinteticas sao bonitas,legais..."Mas e dai?A Trigonometria ajuda tambem.
Vamos calcular(de acordo com seu desenho)alguns segmentos.Os mais importantes sao os que ajudam a calcular angCEG=t em funçao de BC=a,CA=b e AB=c.Lembre-se que angA=60Entao a nossa meta(e nao aquelas cousas com O)sera...achar t!
Se K_c e onde CI corta AC,temos:CE/EA=CI/IK_c=CB/BK_c=CA/AK_c=(CB+CA)/(AK_c+BK_c)=(CB+CA)/AB. Logo CE/(CE+EA)=(CB+BA)/(AB+BC+CA)
Se voce nao sabe usei uma propriedade das fraçoes: a/b=c/d se e so se (a+b)/a=(c+d)/d.A demonstraçao e imediata!
Assim CE=(a+b)b/(a+b+c) e CG =a/3.Com isso ja determinamos o triangulo GCE e pelo caso LAL teremos elementos suficientes pra calcular t.
SLS no triangulo GEC:GC/sen t=CE/sen(C+t).Vamos calcular CE/CG para ver aonde da:
CE/CG=3(a+b)b/(a+b+c)a=3*(senA+senB)senB/senA(senA+senB+senC) e vamo pra pancadaria!!!Essa parte deixo na tua mao.To fazendo na mao,depois eu retorno.
Ass.:Johann