[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] problemas interessantes



Suponha que existe uma minhoca na extremidade de uma tira elástica que pode ser esticada indefinidamente, e que mede inicialmente 1 km.
 
A minhoca anda a uma velocidade constante de 1 cm/s em direção à extremidade oposta. Ao fim de cada segundo o comprimento da tira aumenta 1 km instantaneamente. Assim, ao fim do primeiro segundo a minhoca andou 1 cm e o comprimento da tira passou de 1 para 2 km; ao fim do segundo segundo a minhoca andou mais um centímetro e a tira passou a medir 3 km, e assim por diante. O estiramento da tira é uniforme.
 
Pergunta-se: a minhoca vai atingir a outra extremidade? Se atingir, qual será o comprimento da tira quando ela chegar ao fim?
 
Este problema apareceu pela primeira vez na edição de dezembro de 72 da revista Science et Vie, e foi transcrito aqui da seção Mathematical Games da edição de março de 75 da revista Scientific American.
 
O problema a seguir é de xadrez e não de matemática o que o torna, por definição, off topic. Mas como o moderador deste forum aqui propos um problema de xadrez há poucos dias, e como considero [o problema a seguir] simplesmente delicioso, aqui vai ele. Entretanto, se V definitivamente acha que ele não deveria estar aqui, pare de ler esta mensagem agora e concentre-se no  problema acima.
 
Suponha que o jogo está na seguinte posição (que é perfeitamente legal, e não existe nenhuma pegadinha envolvida):
 
I   I   I   I   I   I   I   I   I
I   I   I   I   I   I   I   I   I
I   I   I   I   I   I   I   I   I
I   I t I   I b I   I   I   I   I
I B I   I   I   I   I   I   I   I
I   I   I   I   I   I   I   I   I
I   I   I   I   I   I   I   I   I
I   I   I   I r I   I   I   I   I
 
(ou 8-8-8-1t1b4-b7-8-8-3r4)
 
O rei branco (R) acabou de ser derrubado acidentalmente.
 
Pergunta-se: onde estava o rei branco antes de ser derrubado, e qual foi o último movimento das brancas?
 
Este problema apareceu na seção Mathematical Games da edição de maio de 73 da revista Scientific American.
 
JF