Re: [obm-l] Probabilidades!

 --- JoaoCarlos_Junior@net.ms.gov.br escreveu:
>         Na  primeira  escolha,  há  n/(n+m)  chances
>  de  ganhar o carro e,
>   automaticamente, m/(n+m) de não ganhar.
>         Abertas  as  k  portas,  somente  das  m
> que  contém  monstros,  a
>   probabilidade  de  ganhar,  não  mudando  de
> porta, permanece a mesma, e,
>   portanto, a de ganhar mudando de porta também, já
> que esta é (1? n/(n+m))
>   = m/(n+m).
>         Uma  coisa  legal é que se m > n então é
> sempre bom mudar de porta.
>   Correta esta afirmação?

Eu acho que é bom mudar de porta em todos os casos
onde k != 0, pois a chance de você escolher um monstro
ao mudar de porta diminui. (se o k = 0, tanto faz
mudar de porta)

por exemplo, se temos m=2 portas com monstro, n=2
portas com carro e k=1.
primeiro escolhemos uma porta, essa porta pode ter um
monstro ou um carro(0.5 de chance pra cada um, na
primeira escolha).

se tiver um monstro, o outro monstro é eliminado pelo
k=1, e ao trocar de porta, pegamos um dos dois carros
que sobraram. (eba!)
se ficarmos com essa porta, não ganhamos carro.
trocando de porta, temos 1.0 de chance de ganhar o
carro, nesta segunda escolha.

se tiver um carro, um dos dois monstros é eliminado,
sobrando um monstro e um carro nas outras duas portas,
e ao trocarmos podemos pegar ou um monstro ou um
carro.

se ficarmos com essa porta, ganhamos o carro, mas o
participante sempre troca de porta, então temos 0.5 de
chance de pegar o carro, nesta segunda escolha.

mas a chance de pegar um monstro ou um carro na
primeira escolha é 0.5.
o que da 1.0*0.5 + 0.5*0.5 = 0.75 de chance total de
ganhar o carro.

Será que eu esqueci de algum caso?

Abraços,
Helder Toshiro Suzuki

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/