Re: [obm-l] Euler-ajuda

O número  V + F - A  é a característica de Euler da superfície. O Teorema a
que vc se refere garante que a característica de Euler de um poliedro
convexo é  2, e não 1 como escreveu. ademais, é necessário que cada aresta
esteja contida em EXATAMENTE duas faces, o que não ocorre qdo do cubo,
extraímos o fundo e a tampa, como em seu exemplo.

Para maiores informações, consulte, por exemplo: LIMA, Elon Lages -  Meu
professor de Matemática e Outras Histórias =- SBM . Trata-se da versão
poliedral da carac. de Euler-Poincaré de forma razoavelmente simples.
Boa sorte!
Frederico.