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[obm-l] Re: [obm-l] EXATIDÃO MATEMÁTICA
Caro Thyago, em primeiro lugar esee "problema" com a definição de círculo
não pões em xeque a exatidão da Matemática. Dwefinição é apenas um nome, não
importa qual seja o nome dado, importa o objeto matemático. Nessa linha, há
autores que fazem distinção entre círculo e circunferência, enquanto outros
não. Quanto ao disco, não há dúvida, representa a região interna delimitada
pela cirdcunferência, incluindo o bordo ( a própria circunferência ) ou
não, conforme seja fechado ou aberto. Não creio que circunferência refira-se
apenas ao comprimento. E finalmente, creio que questões como essa devem , a
fim de elucidar o enunciado e evitar dubiedades, apresentar a definição,
isto é, no caso presente deveriam explicitar a que conjunto se referem. Aí,
não faz muita diferença se chamaram de círculo ou circunferência. OBS: é
mais comum que se pensa, autores diferentes usarem definições diferentes,
isto não causa confusão, desde que no contexto, seja explicitada a definição
seguida .
>From: "Thyago Alexandre Kufner" <t@jovem.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] EXATIDÃO MATEMÁTICA
>Date: Mon, 20 Jan 2003 19:39:43 -0200
>
>Olá usuários da lista.
>
>No último vestibular da UFRGS, ocorreu-me uma centelha de desconfiança
>quanto à exatidão matemática.
>
>A questão era o seguinte:
>
>"Na figura abaixo, A e B são vértices do quadrado inscrito no círculo
>
>FIGURA: Um círculo e um quadrado inscrito com os dois vértices de baixo
>marcados com A e B
>
>Se um ponto E do círculo, diferente de todos os vértices do quadrado, é
>tomado ao acaso, a probabilidade de que A, B e E sejam vértices de um
>tri6angulo obtusângulo é
>(A) 1/4
>(B) 1/3
>(C) 1/2
>(D) 2/3
>(E) 3/4
>
>Quando fiz a cadeira de GEOMETRIA e também quando estudei no ensino médio,
>aprendi que circunferência seria apenas a linha e círculo seria a porção
>limitada pela circunferência. E também diríamos circunferência quando
>quiséssemos nos referir ao comprimento desta linha.
>
>Bom, a discussão é a seguinte: utilizando estas definições que aprendi, a
>resposta para a questão seria 1-3/(2pi), pois o ponto E poderia estar
>"dentro", no círculo. Mas a solução dada pelo gabarito é letra "E", que se
>faz valer, de acordo com o aprendizado anterior, somente se tivesse escrito
>"Se um ponto E da CIRCUNFERÊNCIA".
>
>Discutindo com alguns colegas, obtive como resposta mais satisfatória o
>seguinte:
>
>"Hoje em dia tenho visto designar a região do plano por DISCO e a linha que
>limita esta região por círculo. A palavra circunferência é usada para
>designar o complrimento do círculo (linha)."
>
>Não sou contra as modificações nas nomenclaturas. O que chamo a atenção é,
>como pode a mais exata das ciências trocar uma nomenclatura (círculo) que
>antes definia uma coisa (porção do plano) para outra (que se fosse trocado
>por um aluno anteriormente, seria motivo de erro)?
>Se esta modificação fosse para uma palavra nova, seria melhor. Pois ao se
>deparar com um novo termo, iríamos pesquisar para ver o que significa tal
>termo. Mas, se o termo já existe, e designava algo diferente, acaba não nos
>trazendo a dúvida, mas sim gerando erros de comunicação naquela que deveria
>ser a comunicação mais exata existente (a matemática).
>
>Se eu estivesse fazendo vestibular, e esta questão fosse dissertativa, com
>certeza iria responder 1-3/(2pi), e, provavelmente, iria errar.
>
>Gostaria de obter respostas das mais variadas pessoas desta lista, desde os
>alunos atuais contando como foi seu aprendizado, até os mais graduados
>contando como lidam com esta situação. Por favor, quando responderem,
>indiquem qual o nível de relacionamente com a matemática que vocês têm :-)
>
>Atenciosamente
>Prof. Thyago
>WebMaster cursinho.hpg.com.br
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