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[obm-l] Re: [obm-l] EXATID�O MATEM�TICA
Caro Thyago, em primeiro lugar esee "problema" com a defini��o de c�rculo
n�o p�es em xeque a exatid�o da Matem�tica. Dwefini��o � apenas um nome, n�o
importa qual seja o nome dado, importa o objeto matem�tico. Nessa linha, h�
autores que fazem distin��o entre c�rculo e circunfer�ncia, enquanto outros
n�o. Quanto ao disco, n�o h� d�vida, representa a regi�o interna delimitada
pela cirdcunfer�ncia, incluindo o bordo ( a pr�pria circunfer�ncia ) ou
n�o, conforme seja fechado ou aberto. N�o creio que circunfer�ncia refira-se
apenas ao comprimento. E finalmente, creio que quest�es como essa devem , a
fim de elucidar o enunciado e evitar dubiedades, apresentar a defini��o,
isto �, no caso presente deveriam explicitar a que conjunto se referem. A�,
n�o faz muita diferen�a se chamaram de c�rculo ou circunfer�ncia. OBS: �
mais comum que se pensa, autores diferentes usarem defini��es diferentes,
isto n�o causa confus�o, desde que no contexto, seja explicitada a defini��o
seguida .
>From: "Thyago Alexandre Kufner" <t@jovem.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] EXATID�O MATEM�TICA
>Date: Mon, 20 Jan 2003 19:39:43 -0200
>
>Ol� usu�rios da lista.
>
>No �ltimo vestibular da UFRGS, ocorreu-me uma centelha de desconfian�a
>quanto � exatid�o matem�tica.
>
>A quest�o era o seguinte:
>
>"Na figura abaixo, A e B s�o v�rtices do quadrado inscrito no c�rculo
>
>FIGURA: Um c�rculo e um quadrado inscrito com os dois v�rtices de baixo
>marcados com A e B
>
>Se um ponto E do c�rculo, diferente de todos os v�rtices do quadrado, �
>tomado ao acaso, a probabilidade de que A, B e E sejam v�rtices de um
>tri6angulo obtus�ngulo �
>(A) 1/4
>(B) 1/3
>(C) 1/2
>(D) 2/3
>(E) 3/4
>
>Quando fiz a cadeira de GEOMETRIA e tamb�m quando estudei no ensino m�dio,
>aprendi que circunfer�ncia seria apenas a linha e c�rculo seria a por��o
>limitada pela circunfer�ncia. E tamb�m dir�amos circunfer�ncia quando
>quis�ssemos nos referir ao comprimento desta linha.
>
>Bom, a discuss�o � a seguinte: utilizando estas defini��es que aprendi, a
>resposta para a quest�o seria 1-3/(2pi), pois o ponto E poderia estar
>"dentro", no c�rculo. Mas a solu��o dada pelo gabarito � letra "E", que se
>faz valer, de acordo com o aprendizado anterior, somente se tivesse escrito
>"Se um ponto E da CIRCUNFER�NCIA".
>
>Discutindo com alguns colegas, obtive como resposta mais satisfat�ria o
>seguinte:
>
>"Hoje em dia tenho visto designar a regi�o do plano por DISCO e a linha que
>limita esta regi�o por c�rculo. A palavra circunfer�ncia � usada para
>designar o complrimento do c�rculo (linha)."
>
>N�o sou contra as modifica��es nas nomenclaturas. O que chamo a aten��o �,
>como pode a mais exata das ci�ncias trocar uma nomenclatura (c�rculo) que
>antes definia uma coisa (por��o do plano) para outra (que se fosse trocado
>por um aluno anteriormente, seria motivo de erro)?
>Se esta modifica��o fosse para uma palavra nova, seria melhor. Pois ao se
>deparar com um novo termo, ir�amos pesquisar para ver o que significa tal
>termo. Mas, se o termo j� existe, e designava algo diferente, acaba n�o nos
>trazendo a d�vida, mas sim gerando erros de comunica��o naquela que deveria
>ser a comunica��o mais exata existente (a matem�tica).
>
>Se eu estivesse fazendo vestibular, e esta quest�o fosse dissertativa, com
>certeza iria responder 1-3/(2pi), e, provavelmente, iria errar.
>
>Gostaria de obter respostas das mais variadas pessoas desta lista, desde os
>alunos atuais contando como foi seu aprendizado, at� os mais graduados
>contando como lidam com esta situa��o. Por favor, quando responderem,
>indiquem qual o n�vel de relacionamente com a matem�tica que voc�s t�m :-)
>
>Atenciosamente
>Prof. Thyago
>WebMaster cursinho.hpg.com.br
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