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Re: [obm-l] TESTE



Felipe,

Discordo de vocÊ. Essa é uma questão matemática cuja resposta você aceita 
que é 200 pois lhe é apresentada uma lei de formação da sequencia que você 
supõe simples e plausível.

Matematicamente falando qualquer alternativa apresentada, na realidade 
qualquer outro número, poderia ser o próximo termo da sequencia e é possível 
apresentar a lei de formação que comprove isso.

Laurito


>From: "Felipe Villela Dias" <f_d@rjnet.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] TESTE
>Date: Wed, 11 Sep 2002 23:01:37 -0300
>
>Acho que toda essa discussão é inútil... já tinha essa questão não passa de
>uma brincadeira que as pessoas repassam via -e-mail. Há muito tempo recebi
>esse e-mail e tinha como resposta correta 200, pq começa com D. É uma
>brincadeira, não uma questão matemática.
>----- Original Message -----
>From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Sent: Wednesday, September 11, 2002 10:27 PM
>Subject: Re: [obm-l] TESTE
>
>
> > Descobri porque minha neta, que está na classe de alfabetização aqui no
> > Brasil e que portanto, segundo o N, deveria resolver o problema com
> > facilidade, não o resolveu.
> >
> > É fato conhecido por educadores e psicólogos - e ambos têm lindas 
>teorias
> > para isso - que não interessa quão distante alguém fica de sua lingua
> > nativa, isto é, a lingua em que aprendeu a falar, para contar e fazer
>contas
> > só ela é utilizada. É como se a unidade aritmética do cérebro não 
>pudesse
> > ser reprogramada.
> >
> > Para minha neta, 16 é "seize", e seize não começa com "D".
> >
> > JF
> >
> > ----- Original Message -----
> > From: "Afemano" <afemano@uol.com.br>
> > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:06 PM
> > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> >
> >
> > > Resposta :
> > > 200
> > > Todos os números começam com a letra "D"...
> > >
> > > Falou !!!
> > >
> >
> > ----- Original Message -----
> > From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > Sent: Wednesday, September 11, 2002 4:42 PM
> > Subject: Re: [obm-l] TESTE
> >
> >
> > > Passei o problema para minha neta, que está na turma de alfabetização
>(no
> > > Brasil, embora ela tenha nascido em Lyon, cidade onde o N já 
>trabalhou),
> > mas
> > > ela não conseguiu resolver.
> > >
> > > O problema não é difícil apenas para matemáticos. Também é para
> > engenheiros,
> > > como eu.
> > >
> > > Resumindo - qual a solução?
> > >
> > > JF
> > >
> > > -----Mensagem Original-----
> > > De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
> > > Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > Enviada em: Quarta-feira, 11 de Setembro de 2002 15:05
> > > Assunto: Re: [obm-l] TESTE
> > >
> > >
> > > > On Wed, Sep 11, 2002 at 03:01:50PM -0300, Hely Jr. wrote:
> > > > > Observem a sequência abaixo:
> > > > >
> > > > > 2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
> > > > >
> > > > > E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
> > > > >
> > > > > a) 20
> > > > > b) 22
> > > > > c) 175
> > > > > d) 200
> > > > >
> > > > > Existe alguma pegadinha neste exercício?
> > > >
> > > > Existe. Este problema é fácil para turmas de alfabetização (no
>Brasil!)
> > > > mas difícil para matemáticos... ;-)
> > > >
> > > > []s, N.
> > > >
> >
> >
> > 
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> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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