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Re: Reformulando um problema mal definido



Eu acho que poderia escrever: "a é o menor n tal que cos(x)=(n-2)/3, para 
algum" e "b é o maior n tal que...". Deveria especificar se n é natural, 
inteiro ou real. Na verdade, se é inteiro ou real não vai fazer diferença. 
Mas se é natural, teríamos a=0, pois n não pode ser negativo.


>From: Alexandre Tessarollo <tessa@mail.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Reformulando um problema mal definido
>Date: Fri, 23 Nov 2001 00:35:44 -0200
>
>
>
>Gustavo Nunes Martins wrote:
> >
> > Caiu uma pergunta num vestibular e desconfio que ela esteja
> > mal-formulada. Vejam:
> >
> >  =< significa "menor que ou igual a" e k^y significa "k elevado a y".
> >
> > Questao:
> >
> > Fato 1: Sabe-se que cos(x) = (n-2)/3
> > Fato 2: E sabido que a=<n=<b
> > Calcule a+b
> > -Fim da questao-
> >
> > Como os valores de cos(x) so podem estar entre -1 (inclusive) e +1
> > (inclusive), 'n' pode ser qualquer coisa entre -1 (inclusive) e +5
> > (inclusive). Essa conclusao sera chamada de conclusao 1.
> >
> > Nada do que foi escrito no enunciado impede que 'b' seja, por exemplo,
> > 10^727, pois esse valor nunca contraria o fato 2, que e o fato de que so
> > e sabido que 'b' e um numero qualquer maior ou igual a 'n'.
> >
> > Tambem pelo fato 2 e pela conclusao 1, o numero 'a' pode ser -10^747,
> > pois e menor que qualquer valor possivel de 'n'. 'a' ainda pode ser
> > -10^767 e muitos outros valores.
> >
> > Concluo que a+b nao tem um valor fixo.
> >
> > Acho a questao mal-feita. Quem a formulou nao perguntou o que desejava
> > perguntar: ache a soma do menor valor possivel de 'n' com o maior valor
> > possivel de 'n'.
> >
> > Conheco gente que "resolveu" essa questao que que o que foi informado
> > era que 'a' era o minino valor possivel de 'n' e que 'b' era o maximo
> > possivel.
> >
> > Como formular bem esta questao ultizilando apenas simbolos matematicos?
>
>
>	Hum... A única maneira que me ocorre é:
>a=MIN(n)
>b=MAX(n)
>
>	Creio q esta seja a forma correta. No entanto, por ser uma questão de
>um vestiba, não acredito ser a mais apropriada, afinal, os alunos de 2o
>grau não conhecem esta notação. (Para ser sincero, não estou muito
>seguro desta notação.) Não sei como faria isto só com notação
>p/vestibulandos... Eu usaria texto mesmo...
>
>[]'s
>
>Alexandre Tessarollo


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