[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: Alfabetização Matemática
----------
>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Alfabetização Matemática
>Date: Mon, Aug 27, 2001, 9:43
>
> On Mon, Aug 27, 2001 at 12:25:54AM -0300, gandhi.ferrari wrote:
>> Caros amigos da lista,
>>
>> Gostaria de esclarecer uma dúvida que surgiu em uma das
>> minhas aulas. Trata-se de uma polêmica envolvendo o
>> número 7. Ao escrever o 7, eu tenho por hábito fazer a
>> grafia dele cortada, ou seja, no meu sete escrito a mão
>> sempre aparece aquele traço no meio.
>> Pois bem, alguns alunos vieram me questionar se era
>> correto este corte no sete, pois em algumas escolas, as
>> pedagogas orientam para que nao se grafe o sete cortado.
>> Então, qual a grafia correta? E qual a justificativa
>> para esta grafia.
>>
>> Caso esta dúvida nao seja do escopo da lista,
>> antecipadamento peço desculpas e pediria a gentileza que
>> a encaminhassem se possível para alguém que possa
>> esclarece-la.
>>
>> Gandhi Ferrari
>
> Antes de mais nada, você é o mesmo 'Ghandi' que eu conheço?
>
> Acho um pouco inapropriado (senão bobo) falar deste tipo
> de coisa em termos de 'certo' e 'errado' mas eu não sou
> muito simpático a este corte no 7. Tenho uma vaga impressão
> de que este corte é uma peculiaridade brasileira---
> posso estar errado---já me disseram que em muitos países
> as pessoas não entendem o que significa o estranho sinal '7-cortado'.
> Eu também não me lembro de nunca ter visto um '7-cortado' em qualquer
> font de computador ou em livro impresso (excetuando algumas cartilhas
> ou livros de caligrafia para crianças, obviamente elaborados por
> pedagogas de uma linha de pensamento diferente das da sua escola).
> O que eu acho realmente horroroso e felizmente fora de moda
> é o 2 com bolinha. Acho que não há nem cabe justificativa de caráter
> matemático: as justificativas plausíveis são de caráter estético,
> de legibilidade, de facilidade em escrever ou distinguir de outros sinais;
> todos estes critérios são bastante subjetivos.
>
> []s, N.
Me lembro da minha professora do primario dizer que se cortava o "7"
para diferenciar do "1". De fato, na caligrafia das criancas eh muito
facil confundir "um" com "sete", e vejo isto concretamente com meus
filhos pequenos. Quem aprendeu assim, as vezes nao perde o habito.
Abraco,
Wagner.