[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: correção



Olá pessoal! Desculpem-me pelo atraso, pois estive ausente.
Temos que:
#............................Resto na divisao por 5
3^1 .................................. 3
3^2 .................................. 4
3^3....................................2
3^4....................................1
3^5....................................3
3^6....................................4
E assim por diante. Vemos claramente que os restos sao periodicos: repetem-se de 4 em 4. E como 59 deixa resto 3 na divisao por 4 (ou 59 eh congruo a 3, modulo 4, pra quem preferir), basta analisarmos o resto de 3^3 na divisao por 5, a saber, 2.
Realmente a resposta eh 2 e acho que a nossa querida errata estah em fase de crescimento. Agradecemos ao Filho e ao Benedito pelas observacoes. Para os mais ceticos, esse aspecto ciclico pode ser provado tambem por binomio de Newton.
 
O Benedito comecou dizendo: "sem usar congruencia". Sobre isto, quero ressaltar que qualquer problema do livro, pode ser resolvido com o ferramental matematico vjisto até a 8a serie. Tivemos alguns criterios quando da selecao dos problemas: deveria ter enunciado simples, atraente e exigir um ferramental matematico nao muito sofisticado para a resolucao. Podemos dizer que trata-se de um trabalho de divulgacao. Pessoas nao ligadas aa matematica se surpreendem quando veem determinados problemas, especialmente os de logica, e dizem:
                     "Ïsso eh matenmatica ou portugues? Eu sou engenheiro e nunca vi isso!"
       Neste ultimo final de semana, uma pessoa me disse que leu uma materia numa determinada revista que dizia que o professor de matematica nao eh bom de interpretacao, quem eh mesmo bom em raciocinio eh o professor de literatura, lingua portuguesa etc. Eu fico muito triste em saber que essa eh a visao que a maioria das pessoas tem da matematica, talvez culpa dos proprios professores, mas eh lamentavel. As pessoas possuem uma ideia completamente distorcida do que eh a rainha das ciencias.
      Acredito tambem que a ABERTURA das OLIMPIADAS DE MATEMATICA para as escolas, venha contribuir para o fim desse estigma (do prof de mat) de falar, ler e escrever mal e para a popularizacao da matematica, fazendo com que ela fique menos restrita a pequenos grupos de pessoas intelectualmente privilegiadas. Por falar em Olimpiadas de Matematica, tenho visto muitas tentativas por parte de algumas escolas, isoladamente, que merecem observacao, pois consistem em provas feias, basicamente do velho estilo "caucule x", que nem de longe primam por valorizar o raciocinio e a criatividade, e portanto sao completamente destituidas do aspecto ludico, peculiar a tal competicao.
 
Eduardo, sobre o problema do paralelogramo, nao tenho a solucao, mas dois amigos meus me disseram (por telefone) que resolveram e desde entao nao tentei mais. Nao sei se estao enganados ou se realmente conseguiram ( ou se,a exemplo de Fermat, estao blefando).
[]s JOSIMAR 
 
 
 
-----Mensagem original-----
De: filho <plutao@secrel.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2001 18:28
Assunto: correção

Problema-67 ( É divertido resolver problemas )
 
 
Qual o resto de 3 ^ 59 na divisão por 5 ?
 
 
No livro a resposta é  resto = 4.
 
Encontrei resto = 2 como resposta . 
 
Aguardo retorno, grato.