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Re: sen 18 e sen 54
Oi Gente (Oi eu aki traveis!!)
Particularmente, eu acho que no caso de um vestibular (inclua-se aí todos
os militares, inclusive IME e ITA) a solução usando valores é válida,
apesar de eu achar que isso é gastar neurônio de graça?
Agora, em se tratando de uma Olimpíada (qualquer que seja) eu acho que
deve (ou deveria) haver restrições, ou seja, só resultados bem conhecidos
devem ser aceitos. Acho isso até mesmo pelo motivo maior de uma olimpíada,
que não é apenas resolver questões ou mostrar quem é mais 'rápido', mas
sim fomentar o estudo da matemática (e descobrir talentos...), e aplicar
valores está longe disso. Mas que as vezes dá vontade, ahhh... isso dá!!
[]'s e saudações
Alexandre Vellasquez
> pessoal, eu tava aqui com uma duvida. Ha varias questoes envolvendo
>esses
>arcos. Por exemplo :
>"demonstre que:
>sen (pi/10) - sen (3pi/10) = -1/2 "
>ou "mostre que: sen18.cos36 = 1 "
>um monte mesmo, que dao umas solucoes bonitas qdo se resolve do jeito
como o
>elaborador espera ser resolvida, ou seja, por trigonometria, mexendo,
>transformando etc... mas por geometria, tanto eh q jah discutimos isso
aqui
>na lista, vimos que sen18= [sqrt(5) - 1]/4 e sen54= [sqrt(5) + 1]/4. Numa
>prova da obm (ou ateh mesmo ita e ime), pode cair alguma coisa a respeito
>disso. E se o aluno simplesmente jogar esses valores? a questao
>simplesmente perde a graca... esta certo o aluno jogar esses valores? ou
ele
>pelo menos teria q demonstrar de onde vem esses valores? gostaria de
saber a
>opiniao dos colegas daqui sobre esse assunto.
>obrigado
>
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>Maurício Paiva
>mpaiva@bigfoot.com
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>