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Re: sen 18 e sen 54
Oi Gente (Oi eu aki traveis!!)
Particularmente, eu acho que no caso de um vestibular (inclua-se a� todos
os militares, inclusive IME e ITA) a solu��o usando valores � v�lida,
apesar de eu achar que isso � gastar neur�nio de gra�a?
Agora, em se tratando de uma Olimp�ada (qualquer que seja) eu acho que
deve (ou deveria) haver restri��es, ou seja, s� resultados bem conhecidos
devem ser aceitos. Acho isso at� mesmo pelo motivo maior de uma olimp�ada,
que n�o � apenas resolver quest�es ou mostrar quem � mais 'r�pido', mas
sim fomentar o estudo da matem�tica (e descobrir talentos...), e aplicar
valores est� longe disso. Mas que as vezes d� vontade, ahhh... isso d�!!
[]'s e sauda��es
Alexandre Vellasquez
> pessoal, eu tava aqui com uma duvida. Ha varias questoes envolvendo
>esses
>arcos. Por exemplo :
>"demonstre que:
>sen (pi/10) - sen (3pi/10) = -1/2 "
>ou "mostre que: sen18.cos36 = 1 "
>um monte mesmo, que dao umas solucoes bonitas qdo se resolve do jeito
como o
>elaborador espera ser resolvida, ou seja, por trigonometria, mexendo,
>transformando etc... mas por geometria, tanto eh q jah discutimos isso
aqui
>na lista, vimos que sen18= [sqrt(5) - 1]/4 e sen54= [sqrt(5) + 1]/4. Numa
>prova da obm (ou ateh mesmo ita e ime), pode cair alguma coisa a respeito
>disso. E se o aluno simplesmente jogar esses valores? a questao
>simplesmente perde a graca... esta certo o aluno jogar esses valores? ou
ele
>pelo menos teria q demonstrar de onde vem esses valores? gostaria de
saber a
>opiniao dos colegas daqui sobre esse assunto.
>obrigado
>
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>Maur�cio Paiva
>mpaiva@bigfoot.com
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>