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[obm-l] MAIS ADIVINHA��ES!



Ok! Chic�o e demais colegas! Alunos gostam quando exploramos brincadeiras
matem�ticas ou exerc�cios curiosos. Vejam outras que despertam grande
interesse:

Trata-se de fazer uma adi��o com 5 parcelas: o aluno escolhe a 1� e eu
imediatamente escrevo o resultado num papel, dobro e pe�o para que ele guarde o
papel no bolso. Em seguida, o aluno escolhe a 2� parcela, eu a 3�, o aluno a 4�,
eu, a 5� - e a� � s� conferir: a soma � igual ao n�mero que est� escrito no
papel guardado no bolso do aluno (ou de algum colega).

Um suposto m�gico faz uma brincadeira com uma caixa de f�sforos muita curiosa.
Ele pega uma caixa, dessas comuns, e conta quantos f�sforos h� - 40, digamos.
D� a caixa a algu�m e pede que este retire, �s escondidas, um certo n�mero de
palitos; em seguida, que some os algarismos deste n�mero e reponha esta
quantidade de palitos. (Por exemplo, retira 25 palitos e rep�e 2 + 5 = 7
palitos). A�, vem o surpreendente: pega a caixa, a balan�a ao lado do ouvido,
faz uma cena e vaticina: "H� 22 palitos na caixa! Qual o segredo, se ele n�o
viu nada, n�o teve nenhuma informa��o e, apenas pelo som dos palitos dentro da
caixa, descobriu a quantidade deles?

Divirtam-se!!

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