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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] REVEILLON GEOM�TRICO!
queridos Chic�o e Araray,
eu entendo esse "Estilo Jaiminho" de evitar a fadiga, haheaheh
agora vi do q se trata o paralaxe. obrigado pelos links.
na verdade, a estrat�gia da minha resolu��o foi apenas por semelhan�a de
tri�ngulos, mesmo!
s� aquela proporcionalidadezinha ginasiana. sem usar nenhuma rela��o
trigonom�trica.
at� pq nossos intr�pidos planejadores da ponte do exerc�cio n�o dispunham de
instrumento de medi��o de �ngulos.
estou mandando para vcs o arquivo da minha resolu��o em uma mensagem avulsa.
Abra�os,
FC.
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>From: Chicao Valadares <chicaovaladares@yahoo.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] REVEILLON GEOM�TRICO!
>Date: Mon, 1 Jan 2007 13:13:32 -0300 (ART)
>
>Filipe nao vou explicar para evitar a fadiga de um 1
>janeiro mas se voce entender como ele � usado para
>medir as distancias das estrelas em rela��o a terra
>voce entender� como ele poder� ser usado para medir a
>largura do rio:
>
>http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralaxe
>
>Aproveitando o ensejo, j� que o amigo Jorge gosta
>tanto destas coisas, algo extremamente interessante �
>como os antigos na �rea da astronomia faziam pra
>calcular as distancias, raios,etc... com geometria
>plana e trigonometria. A� vai uma amostra incompleta
>de algumas ideias interessantiss�mas:
>
>http://www.zenite.nu/tema/
>
>
>
>
>
>
>--- Filipe de Carvalho Hasch�
><filipe_carvalho@hotmail.com> escreveu:
>
> >
> > "paralaxe" ?? n�o sei o q � isso...
> >
> > FC.
> >
> > ==========================================
> > >From: "Araray Velho" <araray@gmail.com>
> > >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > >To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > >Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] REVEILLON
> > GEOM�TRICO!
> > >Date: Mon, 1 Jan 2007 12:14:48 -0200
> > >
> > >por paralaxe
> > >
> > >On 1/1/07, Filipe de Carvalho Hasch�
> > <filipe_carvalho@hotmail.com> wrote:
> > >>
> > >>A solu��o para o problema:
> > >>
> > >>"Benjamin e o Sr. Madeira sairam para fazer um
> > reconhecimento do terreno
> > >>onde deveriam trabalhar. Logo viram que precisavam
> > construir uma ponte
> > >>sobre
> > >>o rio. Eles n�o podiam se molhar nem tinham levado
> > nenhum instrumento de
> > >>medi��o. Ent�o v�o ter que pensar um pouco,
> > caminhar e contar passos. Como
> > >>far�o para medir a largura do rio?"
> > >>
> > >>precisa de imagens para auxiliar a explica��o (sai
> > por semelhan�a de
> > >>tri�ngulos). Quem a quiser, me mande um e-mail
> > para eu enviar o arquivo
> > >>".doc".
> > >>
> > >>Abra�os,
> > >>
> > >>FC.
> > >>
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>Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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