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RE: [obm-l] PARADOXO DO EXAME!



Olá Jorge e colegas da lista!

Ninguém reclamou da minha resposta anterior...:-)

Bem, para não dar chances àquele tipo de resposta, vamos modificar levemente 
o enunciado para o entendimento adequado do paradoxo:

       "O diretor de uma escola anuncia aos seus alunos que haverá um exame 
EM UM DIA INESPERADO DA semana seguinte" .

Agora sim: o dia é que é inesperado, e não o exame ( que agora é mais do que 
esperado, pois é dado como certo!).


Após essa mudança, temos o seguinte:


Os alunos afirmaram que se o exame não fosse feito até a quinta-feira, então 
a realização do mesmo na sexta-feira descaracterizaria a qualidade de 
"inesperado".

Entretanto, até o último segundo em que fosse possível ao diretor optar pela 
realização do exame na quinta, ninguém saberia em que dia o mesmo ocorreria. 
Mesmo durante o último segundo, o diretor poderia ou não mudar de idéia. 
Dessa forma, somente exatamente na passagem do último instante é que se 
saberia da decisão do diretor. Portanto, mesmo calado, o diretor sempre 
surpreenderia os alunos ao decidir fazer o exame na sexta.

E assim, toda a indução dos alunos é furada...

Repare que o "último instante" não tem nada a ver com a meia-noite de 
quinta, mas com final do intervalo de tempo destinado à decisão do diretor. 
Isto poderia ser ao meio-dia de quinta-feira, por exemplo.

Grande abraço,
Rogério.




>From: jorgeluis
>
>Turma! No começo da década de 1940, surgiu um novo e particularmente 
>fascinante
>paradoxo. Embora a sua origem pareça desconhecida, conquistou rapidamente 
>as
>atenções e, desde então, tem sido extensamente tratada em numerosos 
>artigos,
>dos quais nada menos que nove foram publicados na revista Mind. Como 
>veremos,
>esse paradoxo é de particular importância porque deriva seu poder e 
>fascínio do
>fato de só ser concebível como uma interação em desenvolvimento entre 
>pessoas.
>Entre as muitas versões em que a essência desse paradoxo foi apresentada,
>vejamos a seguinte:
>
>O diretor de uma escola anuncia aos seus alunos que haverá um exame 
>inesperado
>na semana seguinte, isto é, em qualquer dia entre segunda-feira e 
>sexta-feira.
>Os estudantes, que parecem constituírem um grupo invulgarmente sofisticado,
>assinalam ao diretor que, a menos que ele transgrida os termos do seu 
>próprio
>aviso e não pretenda realizar um exame inesperado, algum dia da semana
>seguinte, tal exame não pode ter lugar. Argumentam eles que, se até
>quinta-feira o exame não tiver sido efetuado, então será impossível 
>realizá-lo
>inesperadamente na sexta-feira, visto que a sexta-feira seria o único dia
>possível que restava. Mas se a sexta-feira pode, assim, ser eliminada como 
>um
>possível dia de exame, então a quinta-feira também será eliminada pelo 
>mesmo
>motivo. Obviamente, na quarta-feira à noite restariam apenas dois dias: 
>quinta
>e sexta. Como já se viu, a sexta-feira pode ser eliminada. Isto só deixa a
>quinta-feira, pelo que um exame realizado nesse dia já não seria 
>inesperado.
>Pelo mesmo raciocínio, é claro, a quarta, a terça e, finalmente, também a
>segunda-feira, podem ser eliminadas: logo, não pode haver um exame 
>inesperado. É
>lícito supor que o diretor escute em silêncio a "prova" apresentada pelos
>alunos e, depois, digamos, na quinta-feira de manhã, realize o exame. A 
>partir
>do instante em que fez o aviso, ele já tinha planejado realizar o exame 
>nesse
>dia. Por outro lado, eles defrontam-se agora com um exame totalmente
>inesperado, precisamente porque se haviam convencido de que o exame não 
>podia
>ser inesperado.
>
>NOTA: O aspecto mais surpreendente desse paradoxo é o fato de que uma
>investigação mais meticulosa revela que o exame pode ter lugar mesmo na
>sexta-feira e, no entanto, ser inesperado.
>
>         Abraços!!!

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