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Re: Quest�o 4 OBM-2001 Nivel 3



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Ol� amigos da lista! 

Realmente, a quest�o 4 da prova do n�vel 3 (que tamb�m caiu no n�vel 2) n�o 
dizia que valia apenas o caso (10a+b)(10c+d) = (10b+a)(10d+c) para um 
conjunto A = {a,b,c,d} ser intercambi�vel (para simplificar, vou assumir 
como sendo esse o caso AB x CD = BA x DC). Quando escrevi a solu��o na hora 
da prova, mostrando as 5 solu��es, olhei pro papel e pensei "feito, mais 
uma, beleza!". Mas a� veio aquela id�ia que voc�s tamb�m tiveram (diga-se de 
passagem, bastante pertinente): "xiii... mas h� outras hip�teses que eu n�o 
mostrei! Vou perder muitos pontos! Ah n�o, vou ter que escrever cada 
hip�tese e verificar que s�o absurdas..." 

Ent�o, mostrei que, sem perda de generalidade, igualando {AB x CD} aos 
produtos {BC x AD}, {BC x DA}, {BD x AC} e {BD x CA}, em todos eles h� um 
absurdo que inviabiliza solu��es, havendo apenas solu��es para o caso 
apresentado no enunciado, AB x CD = BA x DC. 

Demorei v�rios minutos provando esses casos, e creio que muita gente deve 
ter desistido da quest�o por ter justamente imaginado que haveria outros 
casos a analisar. Na hora que me dei conta das outras possibilidades, achei 
que n�o haveria tempo pra faz�-las todas. 

N�o sei se seria correto anular a quest�o, como acha o colega Jorge Peixoto, 
at� porque alguns estudantes conseguiram verificar todos os casos. A minha 
opini�o � que, se o problema foi feito dessa forma, na solu��o da banca 
deveria constar uma an�lise mais completa. 

Espero eventuais cr�ticas ou opini�es. No mais, boa sorte a todos! 

Um abra�o a todos os amigos, 

Lucas 

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>A quest�o � amb�gua sem d�vida. 
> 
>No dia da prova, eu tive que resolver as 11 possibilidades de equa��es para 
>verificar se havia outras solu��es al�m das citadas pelo gabarito oficial. 
>Mas, o mais estranho, � que apenas a equa��o (10x + y)(10a + b) = (10y + 
>x)(10b + a) tem solu��o. Ou seja, apenas o caso particular citado pela 
>corre��o 
>serve, mas, na prova, tive que me preocupar em justificar tudo que 
escrevia, 
>e, claro, porque apenas aquelas solu��es ocorrem. � claro que isso me fez 
>perder muito tempo de prova. 
>-- Mensagem original -- 
> 
>>Quest�o 4 OBM-2001 Nivel 3 est� amb�gua?? 
>> 
>>Concordo plenamente... Eu e mais tr�s alunos do meu col�gio leram e 
fizeram 
>>a quest�o como se pudesse escolher , por exemplo: dentre os 4 n�meros x, 
>>y, 
>>z e w uma das possibilidades da quadr�pla ser intercambi�vel era 
>>(10x+y)(10z+w)=(10x+w)(10y+z) o que tornaria a solu��o do problema 
original 
>>apenas um caso particular... Tornando o problema bem mais dif�cil!! Al�m 
>>disso ao falar com outros alunos de outros col�gios vi que ocorreram casos 
>>iguais a esses... E ocorreu at� em outros lugares no caso do Henrique 
>>Noguchi... Creio que o enunciado do problema 4 do n�vel 3 esteja amb�guo!! 
>>E 
>>al�m disso nenhum desses alunos que o interpretaram de maneira diferente 
>>conseguiu terminar a solu��o desse caso "generalizado" em tempo de prova 
>>(pelo menos aqui em Fortaleza)!! Acho que antes de dar algum parecer sobre 
>>esse caso deve-se discutir muito para que nenhum aluno seja prejudicado!! 
>> 
>>Obrigado pela aten��o!! 
>>EINSTEIN 
>> 
>>-----Mensagem original----- 
>>De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em 
>>nome de Nicolau C. Saldanha 
>>Enviada em: quarta-feira, 5 de setembro de 2001 09:01 
>>Para: obm-l@mat.puc-rio.br 
>>Assunto: Re: Quest�o 5 OBM-2001 Nivel 2 
>> 
>> 
>>On Tue, Sep 04, 2001 at 09:16:13PM -0300, Vanda Noguchi wrote: 
>>> Na quest�o 5 da �ltima OBM (2001), a solu��o do gabarito da OBM assume 
>>que 
>>> os n�meros s�o formados pelos mesmos digitos trocando de posi��o, tal 
>como 
>>> (21 e 12) ou (36 e 63) ou seja, (10x + y)(10t + z) = (10y + x)(10z + 
>t). 
>>> O exemplo dado na quest�o est� desta forma, mas nada no enunciado leva 
>>a 
>>> concluir isto. A equa��o acima n�o abrange os n�meros (10x+t), (10x+z), 
>>> (10z+y), etc..Portanto, a solu��o do gabarito � uma particularidade do 
>>> enunciado. Algu�m consegue explicar se minha conclus�o � correta? 
>> 
>>Esta situa��o est� sendo discutida pela comiss�o de olimp�adas 
>>e teremos uma posi��o oficial em breve, provavelmente hoje ou amanh�. []s, 
>>N. 
>>> 
>>> A quest�o � a seguinte: 
>>> "Dizemos que um conjunto A formado por 4 algarismos distintos e n�o 
nulos 
>>� 
>>> intercambi�vel se podemos formar dois pares de n�meros, cada um com 2 
>>> algarismos de A, de modo que o produto dos n�meros de cada par seja o 
>>mesmo 
>>> e que, em cada par, todos os d�gitos de A sejam utilizados. 
>>> 
>>> Por exemplo, o conjunto {1;2;3;6} � intercambi�vel pois 21 � 36 = 12 
>� 
>>63. 
>>> 
>>> Determine todos os conjuntos intercambi�veis." 
>>> 
>>> 
>>> Henrique Noguchi 
>>> 
>>> 
>>> 
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Muita luz e amor para voc�! 

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