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Re: OBM - 1999 Segunda Fase Nmvel 3



    Quero discordar da opiniao do Lucas sobre a questao das balas da segunda fase do nivel 3 do ano passado.
    Se voce entregar as provas da olimpiada para alguem que nao tem a menor ideia do que e' matematica, que nao saiba realmente o que é essa Ciencia, e pedir para ela tentar resolver os exercicios, poderemos dizer o seguinte. Havera questoes em que ela nem ao menos pensara em saber resolver, como aquela do cos(x)=1/4, por que ela nao sabe o que quer dizer essa notacao demoniaca... havera questoes, que devo dizer MAL elaboradas, como aquela das balas que, se ela for uma pessoa inteligente, conseguira resolver e muito bem resolvida. Assim como a questao das 14 moedas onde deve-se descobrir qual a falsa. Todas as questoes que essa pessoa resolver sao questoes mal elaboradas, e deveriam estar nao em uma prova de matematica e sim em um teste de QI. As olimpiadas nao mostram quem e' mais inteligente, elas mostram, ou deviam mostrar, quem sao as pessoas mais matematicas, que realmente conhecem essa ciencia. E acho que a questao das balas nao determinava conhecimento matematico algum.
    Essa opiniao nao e' so minha, um professor de matematica da Ufrgs disse-me, mais ou menos as seguintes palavras: "[...] nao sei onde os caras estavam com a cabeca na hora que fizeram essa coisa, deveria estar em um teste de qi [...]", e ele simplesmente nao corrigiu a questao, pulou para a terceira, por que achava que de nada tinha a me acrescentar uma questao tao pouco matematica.
    Mas isso nao e' nada pessoal, hein Lucas. So acho que de matematica aquela questao nao tinha nada...

duda

----- Original Message ----- 
From: Lucas <mocelim@zaz.com.br>
To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Sent: Saturday, May 08, 1999 11:56 AM
Subject: OBM - 1999 Segunda Fase Nível 3


Caro Wagner, Gugu e Nicolau (este está ausente, eu sei)

O Gugu viajou? Bem, em todo caso, tenho uma pergunta:

Esta primeira fase tava mais difícil que a do ano passado, todos nós sabemos
disso; também sabemos que a terceira fase vai ser pra maluco (ou quase);
mas, e a segunda? Ela não vai ser tipo a segunda fase Sênior de 1997, vai?

Lembram da segunda fase do ano passado? Pois é, tentem lembrar do segundo
problema, aquele das 20 balas e das duas crianças. Aquilo sim é que é
problema, e dos criativos; na minha opinião, a segunda fase deste ano
deveria ser deste nível, talvez até um pouco mais, mas não muito mais.
Agora, a minha justificativa:

Qual é o princípio básico e principal da OBM? É difundir o estudo da
matemática no Brasil, fazer com que os alunos participantes se entusiasmem e
estudem mais matemática, e com muito mais prazer; é fazer com que a matéria
matemática não seje a "carrasca" dos estudantes e nem um
bicho-de-sete-cabeças. E também, é claro, descobrir talentos. Mas, e então?
Devemos pensar no principal objetivo, e colocá-lo em prática. Então, digamos
que o fulaninho foi fazer a primeira fase. Ele é, digamos, do primeiro ano;
aí, ele consegue passar com 16 acertos. Foi super bem para o seu nível de
conhecimentos, inclusive chutou e acertou três. Legal. Aí, chega o dia da
segunda fase; ele tem diarréia e não vai... brincadeira; ele chega numa sala
da sua escola, vê meia dúzia de gato pingado e se sente um vitorioso por
estar ali; sua auto-estima já cresceu, ele já gosta mais de matemática, e
adorou a olimpíada. Senta-se e espera um pouco. Começa a rolar o tempo: ele
vira a folha e lá estão 5 problemas. Ele olha e pensa consigo mesmo: "tô
ralado". Escreve o nome e começa a ficar angustiado; seus rascunhos não
levam a nada, ele fica perdido, assim como todos da sala. Terminou o seu
gosto pelas olimpíadas, e ele se sente só mais estudante eliminado da
olimpíada... os problemas são muito difíceis, ele nem aprendeu matéria de
círculos nem trigonometria e nem metade do que precisava...

Pois é, não queremos que isto aconteça; um caso como este é uma derrota da
Obm. Como queremos o sucesso dela (não esqueçamos os objetivos) devemos
saber que a elaboração das provas devem ser sábias, muito sábias, sábias até
demais.... para que o fulaninho tenha chance ou, pelo menos, não fique
frustrado e nem saiba a matéria do problema; é por estas e outras razões é
que peço que a segunda fase seja feita com sabedoria e inteligência (isso eu
sei que a comissão tem).

Abraço,

Lucas