Cheguei

Caro pessoal,

voltei pra Porto Alegre neste domingo passado. Recebi 251 e-mails! Puxa, vcs
trovaram hem ?!

De todos estes e-mails, os que mais me chocaram foram dois do dia "15/06",
mandados pelo Benjamin e pelo Eduardo Wagner. O Hinrichs disse que a prova
desta OBM tinha problemas de matérias mais avançadas que o seu nível de
escolaridade, e o Eduardo enrolou legal. Mas eu concordo totalmente: tem
matéria que eu nem sonhava. Posso ter acertado 16 questões, mas nunca teria
acertado TUDO. Já ano passado, na prova do nível 2, eu poderia. Isso não é
muito justo. É como se, na prova do nível um, caísse problema com cossenos.
Isso ser um futebol legal (só chutões). Só se eu lesse muitos e muitos
livros (bem grossos) de matemática no ensino médio. Mas, em parte, o Wagner
tá certo: estamos aqui pra isso. Só pediria que, para aqueles que bolam os
problemas da obm, inventassem problemas (podem ser até super difíceis) na
prova do nível 3 que os alunos do primeiro ano possam saber toda a matéria e
passar de fase com tranquilidade. Fico com pena da gente, Benjamin...

Caras super inteligentes podem ser eliminados por causa disso. E isto é um
desperdício. Portanto, creio eu que esta mudança deve ser implantada desde
já, pois queremos ser justos com os estudantes.

Obrigado pela atenção e espero que este e-mail torne-se útil e seja posto em
prática.

Lucas P. Mocelim

Obs.: Como a prova tava bem difícil, a nota de corte será menor que a do ano
passado, não?