Re: números primos

On Fri, 2 Jul 1999, Alexandre Stauffer wrote:

> Voce acha que eh possivel fatorar um numero muito grande com
> um PC COMUM????????????????????????????????????

A pergunta original não era exatamente esta (se eu bem entendi
e bem me lembro da pergunta original) mas a resposta é que é
possível fazer muito mais com um Pentium do que usá-lo como
uma máquina de escrever. Os maiores números primos foram quase
todos encontrados com PCs comuns, e as maiores fatoradas também
foram feitas com PCs comuns. Existem programas na rede com esta
finalidade, já cansei de repetir os nomes e endereços.

Mas se você quer perguntar se é possível fatorar um produto
de dois primos de (digamos) 200 algarismos cada um em alguns minutos
com um PC comum a resposta é não. Mas também não existe nenhuma
tecnologia conhecida para resolver este problema.

Por outro lado, existe hardware especializado em fatorar:
veja www.distributed.net.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau