Re: Geometria

On Mon, 30 Aug 1999, Dopelgänger wrote:

> Construção com régua e compasso é uma coisa que eu tenho bastante
> curiosidade. Como Gauss provou a impossibilidade da construção daqueles
> poligonos regulares??

Isto é álgebra, mais avançada do que o que se estuda na escola.
Basicamente, com régua e compasso você sabe construir pontos de coordenadas
que sejam ou racionais ou números que você obtem a partir dos racionais com
soma, produto e raiz quadrada. Todos estes números tem grau potência de 2.
Por outro lado os vértices do heptágono (por exemplo) são números algébricos
de grau 6.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau