Re: EUREKA

On Mon, 21 Jun 1999, Benjamin Hinrichs wrote:

> Pensaram na revista, se enganaram. Eu consegui finalmente provar o teorema
> de Pitágoras, já mando a prova para vcs. Só estou ainda tentando decifrar as
> páginas de besteiras que escrevi...
> Outra hora. Me aguardem.

A minha demonstração favorita é por áreas; vou tentar um desenho:

   /|\
  / |  \
 /  |    \
/   |      \

Tenham boa vontade e imaginem um triangulo retângulo e sua altura.
Os três triangulos da figura são semelhantes, logo suas áreas
são proporcionais ao quadrado de uma medida qualquer, digamos a
hipotenusa.
A área de cada trianglinho é proporcional ao quadrado do cateto
correspondente, a área do trianglão é proporcional ao quadrado da
hipotenusa, logo...

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau