Re: Jogos

> Não. Você poderia descrever?

Vou descrevê-lo como eu o conheço:

O tabuleiro é formado por 3 quadrados(ACXZ, DFTV, GIQS) "concentricos".

		A_____________B____________C
		!		!		!
		!       D________E________F      !
		!       !                !               !        !
		!       !       G____H____I     !        !
		!       !        !                 !     !        !
                        J___ L____M              N___O___P
		!       !        !                 !     !        !
		!       !        Q___R____S    !        !
		!       !                !               !       !
                        !       T ________U_______V       !
		!                        !                      !
		X_____________Y____________Z

Cada jogador possui nove peças.

O objetivo do jogo é formar "trilhas", pondo 3 de suas peças em
pontos(representados pelas letras) "consecutivos" e colineares. Por
exemplo:

XYZ
YUR
DEF

XTQ E JXY não são trilhas válidas, por exemplo...

Cada vez que, a qualquer momento, voce forma uma trilha, voce tem o
dever/direito de tirar, à sua escolha, alguma das peças do oponente.
As peças retiradas de jogo nunca retornam ao jogo...

Perde quem for impedido de mover alguma peça ou quem ficar com apenas 2
peças no jogo(pois daí é impossivel para ele formar mais trilhas...)

No começo do jogo, não há nenhuma peça no tabuleiro.
Decide-se, de alguma forma, quem começará o jogo.
Os jogadores então se alternam, colocando suas peças sobre os pontos que
quiserem, até todas as peças serem colocadas.
Já nesta etapa, se alguém formar alguma trilha, pode tirar uma peça do
oponente que esteja sobre o tabuleiro...
Pode haver apenas uma peça sobre cada ponto, em qualquer momento do jogo...

Ao fim desta etapa, os jogadores continuam a se alternar, mas agora para
mover as peças. Em seu turno, um jogador "deve" mover alguma de suas peças
para um ponto "consecutivo" livre.

Este processo se repete, até alguém perder.

*Um jogador não pode repetir a mesma trilha com as mesmas peças nas mesmas
posições. As peças precisam estar pelo menos permutadas.

*Quando um jogador fica com apenas 3 peças, ele pode "voar", ou seja, pode
mover suas peças para qualquer ponto, não apenas àqueles "consecutivos"

Espero que eu tenha conseguido ser claro o suficiente. Parece que um
matemático provou que se os dois jogadores usarem boas estratégias, o jogo
sempre acaba em empate, mas eu não sei se ele considerou as mesmas regras
que eu coloquei aqui.

Eu gosto desse jogo, mas não tenho com quem jogar. Já procurei programas
que o joguem, mas o único que eu encontrei usava umas versôes diferentes
das regras. É muito difícil fazer um programa que jogue esse jogo com essas
regras?

Existe um jogo chamado Rithmomachia("A Batalha dos Números") que é
totalmente relacionado com a matemática. Já ouviram falar?

<Bruno>