Re: Pierre de Fermat

Caro Dopel,

Realmente, Pierre de Fermat era um auditor frances que nas suas horas vagas
se dedicava a restaurar livros antigos, em particular as obras de Diofanto,
de Alexandria. Nas bordas das páginas ele complementava os resultados deste
matemático alexandrino com observações geniais...
A última observação é a famosa conjetura ( hoje um teorema ) que todos nós
conhecemos.
A aplicação prática imediata jamis pode ser o interesse principal de um
matemático, é o que eu pude deduzir. A título de exemplificação, Gauss, em
sua tese de doutorado, provou o chamado "teorema fundamental da algebra",
algo que Euler e outros haviam tentado em vão... Não havia nenhum interesse
prático imediato no trabalho de Gaus, tão somente uma necessidade
lógico-estética. Todavia, com este trabalho Gauss familiarizou os
matemáticos com os números complexos e o desenvolvimento posterior destes
foi um manancial incomensurável de aplicações práticas ...
Quando Rieman, em sua tese de doutorado, proferiu a conferencia "Sobre as
hipóteses que servem de base à Geometria" - Alias, é interessante notar que
em Gottingem, quando alguém vai proferir a aula inaugural, é tradição que se
escolha a 1 das 3 opções apresentadas pelo palestrante. Gauss não seguiu
esta tradição e escolheu a terceira. Riemann foi obrigado a falar sobre o
que não estava devidamente preparado e , dai, surgiu aquilo que muitos
chamam "A mais bela conferencia da historia da matemática ") não pensava em
aplicações praticas. Todavia, Einstein aplicou as suas ideias na teoria da
relatividade geral e hoje só podemos calcular, com imenso realismo, as
curvas geodésicas que os satelites e planetas descrevem ao redor da
curvatura que o sol provoca graças ao trabalho abstrato de Riemamn. Um
matemático trabalha pela honra e glória do Espírito humano (Leibnitz)
Alias , será que algum dos mestres que frequentam esta sala pode falar
porque Gauss, não obstante ao longo de sua vida tenha apresentado 3
demonstrações do teorema fundamental da algebra, jamais conseguiu, como
queria , uma prova independente de considerações geometricas ?

Um abraço

Paulo Santa Rita
6,2043,180699