Re: Probleminha

On Mon, 3 May 1999, Lucas wrote:

> Vou começar com o seguinte problema:
>
> Considere uma propriedade P tal que para cada inteiro positivo n  menor que
> 2000, subtrai-se o qudrado da soma de seu maior dígito com o seu menor.
> Mostre todos os casos em que a propriedade P resulta em zero.
>
> Logo eu mando outros mais complexos até chegarmos ao ponto.
>
> Lucas P. Mocelim

Oi Lucas, não entendi bem o enunciado do seu problema.
O que você está tentando descrever certamente não é uma propriedade,
talvez seja uma função?
Talvez f(n) = n - (a+b)^2,
onde a e b são o maior e menor algarismo de n?
E você procura números como 81 = (8+1)^2?
Neste caso, o problema reduz-se a n = (a+b)^2 e basta testar os quadrados
de 1 a 18^2, o que não é difícil... e a única solução parece ser mesmo 81.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau