Re: your mail

On Sun, 2 May 1999, Lucas wrote:

> Caro Nicolau,
>
> Ano passado vc me mandou um problema do diamante asteca. Me lembro que eu
> pensei pouco tempo nele e tirei algumas conclusões, porém a probabilidade de
> eu achá-las é pi/1999%. Me manda a resposta? (achei bem difícil) Ah, e eu
> tenho um amigo que adora geometria (está no primeiro ano). Tenta me mandar
> alguns bons pra ele quebrar a cabeça (não muito difíceis).

Oi Lucas, a solução para o problema do diamante asteca é que para
um diamante de lado n existem 2^(n(n+1)/2) coberturas por dominós.
Assim, o diamante de lado 1 (um quadradinho) admite duas coberturas,
o diamante de lado 2 (uma cruz formada por 12 quadradinhos) admite 8
coberturas, o diamante asteca de lado 3 admite 64 coberturas...

Depois eu mando problemas de geometria...

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau