Re: o que vale mais

On Mon, 19 Apr 1999, Benjamin Hinrichs wrote:

> só uma pergunta pra abrir a discussão:
> para achar um mega-primo, o que vale mais?
> a lógica (quebrar a cabeça até não poder mais)
> ou
> a criatividade (brincar de criar fórmulas e experimentar uma atrás da outra)
>
> tudo independente do resultado...
>
> Benjamin Hinrichs
>
> PS: pergunto porque minha teoria estava errada.

Antes de mais nada, ninguém conhece um megaprimo, logo ninguém sabe
*exatamente* como fazer para encontrar um.

Se a pergunta é como ter uma probabilidade razoável de encontrar um
megaprimo a resposta é: ponha seu computador para procurar primos de
Mersenne (i.e., primos da forma 2^p - 1) usando um dos programas
encontrados em http://www.mersenne.org/freesoft.htm ou
ftp://ftp.mat.puc-rio.br/users/nicolau/mersenne
(mprime para Linux, prime95.exe para aquele OS com a tela azul,...).
Estes programas são grátis, fáceis de instalar, rodam automaticamente
depois de corretamente instalados e não interferem no funcionamento normal
do seu computador.

Se você tiver interesse em aprender sobre os métodos conhecidos para achar
grandes números primos e ver uma lista dos maiores primos conhecidos
veja a página http://www.utm.edu/research/primes/.
O Gugu e eu estamos escrevendo um texto para o Colóquio de Matemática
que cobre este tipo de pergunta que deve estar disponível em breve.

Se você for *realmente* ambicioso você pode procurar descobrir novos
métodos para encontrar grandes primos, mas acho que isto pode ser uma
ambição pouco realista...

[]s, N.