Re: Sequencias

Querido Nicolau
Acho que fui eu que dei o pontape inicial contra esses
problemas de adivinhar o termo seguinte de uma
sequencia. Quero ressaltar que minha implicancia em
relacao a eles deriva principalmente de duas fontes:
1) a presenca desses problemas em provas e concursos,
que considero absurda, pois nesse caso eh exigida uma
resposta do tipo certo ou errado, que evidentemente nao
cabe;
2) o meu contato constante com professores de ensino
fundamental e medio, onde as vezes constato uma total
"unawareness"  da questao envolvida, o que considero
perigoso, levando em conta que essas sao as pessoas
que vao formar os jovens.
Eh claro que, como diversao, como charada descompromissada,
eh valido. Mas justamente porque gosto de usar os quebra-cabecas
como instrumentos serios de motivacao para o raciocinio, prefiro
leva-los a serio. Acho provavel que ninguem va desaprender
Matematica quando encontra em certas palavras cruzadas:
"numero indivisivel", com duas letras, e coloca (corretamente!):
"um". Mas dahi a transformar isto numa questao de prova ou
num capitulo da sua "materia" de aula, exigindo uma resposta
"certa", acho que vai uma grande distancia.

Mas tambem estou curioso sobre esse site.
Abraco do Jose Paulo