O gênio do ano

>>>>Lucas wrote:

Quem resolver este problema é candidato a gênio do ano. Vejamos:

      * * 5 *
    x      * *
   _________
    * * * * *
    * * * *
  __________
    8645 7

Descobrir 2 soluções.

E este aqui é bem legal:

Sócrates: diga-me, Platão, quais são as idades de teus três filhos ?
Platão: o produto delas é 36.
Sócrates: com esta informação não é possível saber as idades.
Platão: a soma delas resulta no número desta casa aí na frente.
Sócrates: ainda não dá pra saber.
Platão: o mais velho é uma bixa louca!
Sócrates: ah, agora eu já sei as idades de cada um deles!

Como é que ele sabe?

Lucas P. M.

<<<<

Olá amigos matemáticos,

já vimos a solução do segundo problema, porém nenhum dos candidatos a gênio
do ano quiseram tentar a primeira pergunta. Pois acabo de matá-la. A
so~lução é mais fácil do que pensava: basta decompor o número em fatores
primos (escrevi um programinha em basic que faz isto para mim) e então
tentar todas as onze possibilidades de multiplicação e então ver quais podem
estar certas (o dígito do dez do primeiro número deve ser cinco). A
decomposição de 86457 é 3 x 7 x 23 x 179. Aí foi só testar que 3 x 7 x 179 é
3759, logo

  3759                       |  e 7 x 179       1253
  x   23                       |     3 x 23           x 69
______                     |                       _____
11277                       |                       11277
75180                       |                       75180
86457                       |                        86457

Só gostaria de saber do Lucas quando vai ser escolhido o gênio do ano e se
as perguntas vão começar a se tornar mais fáceis. Aliás, manda aí a resposta
do problema da canção do Chico Xavier.

Um grande abraço,

Benjamin Hinrichs
(o modesto gênio do ano)