Re: Lucas

    Do mesmo jeito que voce odeia problemas de torneiras, eu nao gosto muito
de problemas de pesagens desse tipo.. costumam exigir muito de mim :) (e eu
em geral nao resolvo).
    Ha alguns desses problemas no livro "The USSR Olympiad Problem Book".
Aqui vai um (é apenas uma versao um pouco maior desse problema):

    Ha uma moeda falsa entre 1000 moedas similares. Nao se sabe se a moeda
eh mais leve ou mais pesada do que a moeda verdadeira. Qual é o menor número
de pesagens, numa balanca de bracos, necessario para descobrir (na pior das
hipoteses) qual eh a moeda falsa e determinar se ela eh mais leve ou mais
pesada que as outras.

    Se nao me engano, ha uma generalizacao desse problema na Eureka no. 3
(nao sei se eh desse ou de outro, quando ja eh sabido que a moeda falsa eh
mais leve que as outras).

    Tem um outro, que eu acho que é o problema classico desse tipo que eh o
mesmo problema anterior porem com 12 moedas. Determinar como descobrir a
moeda falsa (e se ela eh mais leve ou mais pesada) com apenas 3 pesagens...

      Se voces quiserem, eu posso mandar outros do tipo. Mas talvez, no
fundo, os outros sejam iguais a esses.

    Abracos,
    Marcio