Lucas

Lucas,

>3. Duas torneiras enchem completamente um tanque em 3 horas e 45 minutos.
>Uma delas, quando ligada só, completa o tanque 4 horas a menos que a outra.
>Quanto tempo cada uma delas leva para encher o tanque, quando ligadas
>sozinhas ?

Odeio perguntas de torneiras. Além de pouco criativas, pedem muito
pensamento e eu também não sei as fazer. Peço ajuda.

>4. Na biblioteca do colégio, um estudante contava a seu colega: " Imagine
>só, perdi, ontem, uma cédula de 100 reais e só hoje a encontrei, dentro do
>dicionário entre as páginas 99 e 100. Porém, como o colega era bem esperto,
>logo viu que o "amigo" mentia. Como?

Esta é fácil. Eu li na Super Interessante. É um costume colocar as página
impares à direita. Logo ele mentiu porque a página 99 fica à direita e a
página 100 fica do outro lado, ou seja, são uma folha só. Ele deveria ter
dito entre as páginas 98 e 99 ou entre 100 e 101.
Diga ao colega para que procure amigos menos mentirosos.

>5. Temos a soma        ABCD
>                                         BCD
>                                           CD
>
>   que resulta em  BAAAC.
>
>Mostre o valor de cada letra.

Provavelmente não é bem esta resposta a que vc queria, porém é a única que
eu achei. É que é domingo e não estou disposto a pensar. Deixo esta para os
demais leitores. A minha resposta é A=B=C=D=0

E aqui vai o meu problema. Em um pote de ouro do rei da Matelândia existiam
9 bolas de ouro de igual tamanho e igual peso. Veio então o malvado ladrão e
roubou uma das 9 bolas. Para que não ficasse tão evidente o roubo e para que
ele tivesse tempo para fugir, ele projetou uma bola de chumbo (que é mais
leve que as de ouro) e a pintou. Mas o rei notou naquela mesma manhã o
roubo, pois a tinta dourada ainda estava fresca. Eles prenderam o sujeito
que roubou a bola de ouro e pegaram a bola de volta. Mas no meio tempo a
tinta da bola de chumbo já havia secado e o rei havia jogado ela de volta ao
pote de ouro. Veio então um matemático com uma balança e disse. Medindo
apenas duas vezes uma certa quantidade de bolas, posso descobrir qual é a
bola falsa. Como?

Benjamin Hinrichs