Segunda Fase

Falô amizade, ai vão os três primeiros problemas da segunda fase do
"Desafio aos seus Neurônios" (também são uma barbada). Logo eu mando mais
problemas, mas primeiro eu vou deixar vocês respirarem um pouco com estes e
com as outras provas que eu mandei em e-mails anteriores. Aí vai:

Desafio aos seus Neurônios - 1998
 2a fase
Lucas Povarczuk Mocelim

1. Preencha o quadro abaixo utilizando as instruções dadas. As posições das
colunas onde se encontram o nome dos personagens correspondem às posições
de suas casas.

Nome:	Rafael	André	João	Eduardo
Casa:
Carro:
Comida preferida:  lasanha
Cor preferida:
Banda preferida:
Esporte que pratica:		futebol
Time que torce:
Pessoa que admira:			Carla Perez
Profissão:				                          escritor
Característica:

Quem tem uma mansão adora os Beatles e o Grêmio, mas detesta tênis.
Quem é forte admira muito a Luana Piovani e a cor amarela, porém odeia
camarão.
Quem joga golfe mora à direita de quem  não possui carro.
Quem é apaixonado pela Ana Paula Arósio jamais dispensa uma à la minuta e
mora a três casas de distância de quem tem uma Ferrari.
A casa pequena fica à direita da média que fica à direita da grande que não
fica ao lado da mansão.
Quem possui um Scort mora a duas casas de distância de quem é um segurança
e a uma casa de quem tem um Corsa.
Quem é médico mora ao lado direito de quem tem uma casa pequena.
Os dois colorados moram lado a lado, ao contrário dos gremistas.
Quem é mecânico mora ao lado de quem admira demasiadamente a Ana Paula
Arósio.
Quem aprecia a cor amarela mora ao lado direito de quem é baixo e pratica
automobilismo.
Quem é segurança curte muito os Rolling Stones.
Quem ama comer pizza não mora ao lado daquele que adora a cor azul celeste.
Quem gosta do grupo É o Tchan mora ao lado de quem é magro.
Quem é homossexual mora ao lado de quem gosta de jogar futebol.
Quem escuta muito a banda Legião Urbana mora ao lado de quem aprecia a cor
bordô.
Quem ama comer pizza mora ao lado de quem é fã do Leonardo Di Caprio e
admira a cor rosa-choque.
Quem pratica tênis é gremista.

2. Houve um roubo de meio milhão de reais num grande shopping e há cinco
suspeitos. Veja abaixo o nome, a idade e as declarações de cada um deles:

Bruno (18) - Marcos é o culpado.
Fernando (21) - Não tenho a mínima idéia de quem roubou a quantia.
Guilherme (27) - O ladrão tem menos de 20 anos de idade.
Marcos (16) - Fernando é o culpado.
Matheus (17) - Não sei quem é o culpado.

Sabendo que apenas um mentiu e que o roubo dos R$ 500.000,00 foi cometido
por uma única pessoa, revele quem é o culpado, mostrando e justificando o
raciocínio elaborado por você para chegar a sua resposta.

3. Tonial, Juliana, Simone e Lucas são filhos de Malba Tahan. Observe as
afirmativas de cada um deles, após uma corrida:

Tonial: A Juliana venceu e eu tirei segundo lugar.
Lucas: A Simone venceu e eu tirei terceiro lugar.
Simone: O Tonial foi o último colocado e o Lucas venceu.
Juliana: O Lucas e a Simone mentiram uma vez, enquanto que o Tonial não
mentiu.

Se cada um disse uma afirmativa verdadeira e outra falsa, qual foi a ordem
de chegada? Transcreva o seu raciocínio.