Novo membro da lista

    Acabei de entrar nessa lista e já gostaria de propor um problema cuja solucao eu ainda nao conheco. Nao deve ser um problema no nivel que voces estao acostumados a fazer haja vista que ele foi proposto numa prova de um curso IME-ITA:

    Tem-se tres caixas com bolas numeradas. Na primeira caixa, tem-se 4 bolas iguais com o número 1. Na segunda caixa, tem-se 4 bolas iguais com o número 2. E na ultima, 7 bolas numeradas de 3 a 9.
    Pede-se:
a) Quantos numeros podem ser formados se tomarmos, nao necessariamente nessa ordem, duas bolas da primeira caixa, duas da segunda e quatro da terceira?
b) Qual a soma de todos esse numeros?

A letra a. parece ser apenas simbolica. Quanto a letra "b", eu tentei estabelecer o numero de vezes que cada numero aparece em cada posicao. Mas isso nao me ajudou muito.

    Se alguem ja tiver visto esse problema (letra b) favor responder para a lista.

[]'s Marcio

PS: Boa sorte para todos os membros dessa lista que irao fazer a 3a fase da olimpiada brasileira no sabado.